Comitê organizador quer atrair idosos e estrangeiros para trabalhar na Rio 2016

Olimpíada tem 70 mil vagas para voluntários

Por O Dia

Rio - Atrair idosos e estrangeiros das mais variadas nacionalidades para o voluntariado dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de 2016. Essa é a missão do Comitê Organizador até novembro deste ano, quando se encerrarão as inscrições para as 70 mil vagas disponíveis. A busca por esses perfis visa a minimizar custos com contratações de intérpretes fluentes em idiomas pouco falados ao redor do planeta e atrair pessoas com mais tempo disponível para funções administrativas, explica o diretor de Recursos Humanos da Rio 2016, Henrique Gonzalez.

“Se não tivermos intérpretes voluntários para todas as delegações, teremos que arcar com esse custo”, admitiu Gonzalez ontem, durante cerimônia de abertura das inscrições. Para que não haja sobressaltos, o comitê organizador já iniciou parcerias com as delegações de cada país para que indiquem seus voluntários e busquem patrocínio para trazê-los ao Rio. A Secretaria de Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida também vai ajudar na indicação de idosos.

Comitê organizador quer atrair idosos e estrangeiros para trabalhar nos Jogos de 2016 Fabio Gonçalves / Agência O Dia

A ideia é formar um banco de cadastro, até 15 de novembro, com cerca de 300 mil inscritos. Após entrevistas realizadas em todas as capitais do país, em março do ano que vem, 70 mil serão selecionados para funções administrativas e operacionais.

Os contemplados receberão treinamentos virtuais em 2015 e presenciais em 2016, às vésperas da competição. Segundo a gerente do Programa de Voluntariado Flávia Fontes, uma parceria com o Ministério da Saúde para vacinação em massa dos estrangeiros também está no hall de prioridades. “O voluntário compõe a alma dos Jogos tanto quanto o atleta. ”, completou a gerente.

A vinda dos voluntários de outros estados para o Rio, assim como a estadia, não serão pagas pela organização do evento. De graça, apenas os translados entre as diferentes sedes do evento e refeições oferecidos pelo comitê nos dias de trabalho. Para se candidatar, é preciso ter 18 anos completos até fevereiro de 2016, entre outros requisitos. Os interessados podem se cadastrar pelo site www.rio2016.com/voluntários, pelo telefone (21) 3004-2016 ou pessoalmente, em Naves do Conhecimento e unidades das Faetecs espalhadas pelo Brasil.

Procura foi grande no primeiro dia

Até as 15h desta quinta-feira, cerca de 15 mil pessoas já haviam se cadastrado. Desse total, cerca de cinco mil eram estrangeiros. Segundo o comitê organizador, para surpresa geral, os 200 primeiros inscritos são da Rússia. A quantidade de australianos e irlandeses também surpreendeu. 

Com 71 anos e “ávido para ajudar”, o aposentado Silvino Neto já se inscreveu: “É como uma terapia para quem acaba de se aposentar”. O campeão paralímpico Clodoaldo Silva, levantava a bandeira dos portadores de necessidades especiais: “O atleta paralímpico supera suas dificuldades da mesma forma que um voluntário paralímpico. Somos todos vencedores”.

Últimas de Rio De Janeiro