Viva Candeia

Homenagem aos 80 anos de Candeia reúne no Circo Voador Monarco, Paulinho da Viola e Martinho da Vila

Por O Dia

Rio - Merecida e imperdível a homenagem aos 80 anos de Candeia no dia 6 de agosto, no Circo Voador, com Monarco, Paulinho da Viola e Martinho da Vila. Candeia viveu muito pouco, mas deixou uma obra primorosa. Nascido no dia 17 de agosto de 1935, no subúrbio de Oswaldo Cruz, morreu em novembro de 1978.

Em sua casa, encontravam-se sambistas como Paulo da Portela, Dino do Violão e Claudionor Cruz, e, dessas reuniões musicais surgiram o bloco carnavalesco Vai Como Pode e em seguida a escola azul e branca do bairro de Madureira. Participam da homenagem Cristina Buarque e Teresa Cristina.

Bravos!

Foto: O Palco Aberto do Encontro Semanal de Malabares e Circo do Rio de Janeiro, organizado pelo Coletivo Bravos, acontece sempre na segunda segunda-feira de cada mês, na Praça São Salvador. Trata-se de um espetáculo de variedades – que pode ter de artes circenses a apresentações musicais e leituras de poemas – comandado por um mestre de cerimônias em praça pública. O próximo será dia 13, às 20h, e a contribuição do público será revertida para a Associação Brasileira de Malabarismo e Circo – Abramala. Acesse www.coletivobravos.com e saiba mais!

Palco Aberto do Encontro Semanal de Malabares e Circo do Rio de Janeiro%2C organizado pelo Coletivo Bravos%2C acontece sempre na segunda segunda-feira de cada mêsCarina Ni Now

Tapetes Contadores de Histórias

Com a proposta de incentivar o hábito da leitura entre crianças e jovens, o ator e contador de histórias Cadu Cinelli e Os Tapetes Contadores de Histórias (foto) criaram o projeto Da Palavra Ao Fio, que desenvolve ações de integração entre bibliotecas públicas e a comunidade de seu entorno. A cada história, os atores utilizam tapetes e objetos de tecidos coloridos confeccionados manualmente pelo próprio grupo. O projeto terá uma programação especial de férias com sessões na Biblioteca Popular da Tijuca, começando amanhã, e nos dias 18 e 25, sempre às 11h, com entrada franca.

Projeto Da Palavra Ao Fio desenvolve ações de integração entre bibliotecas públicas e a comunidade de seu entornoRenato Mangolin / Divulgação

Samba na vela

Em 18 e 19 de julho, a Praça Apoteose vai receber mais de 50 artistas no primeiro ‘Samba In Rio Festival’. Vão passar por lá Alcione (foto), Beth Carvalho, Ana Carolina, Maria Rita, Fundo de Quintal, Arlindo Cruz, Martinho da Vila, Nei Lopes, Almir Guineto, Sombrinha, Jorge Aragão, Dudu Nobre, Jorge Ben Jor, Casuarina, Moacyr Luz, e muito mais. Encerram os trabalhos os blocos da Preta e o glorioso Cordão da Bola Preta.

Festa Folclórica

Amanhã será realizada uma festa folclórica no Instituto Macedo Soares, no Lins, que abriga 54 meninas carentes. Haverá tendas de diversos estados do Brasil, entre elas a da Equipe Disco Reggae, representante do Maranhão, com muitas delícias da culinária local, bebidas típicas, histórias de danças folclóricas e muitos causos. A entrada é 1 kg de alimento não perecível que será entregue ao abrigo.

Confetes

O encontro de gerações de sambistas fez do Clube do Cozido uma das maiores rodas de samba do Rio de Janeiro. Agora, o projeto está de volta em nova edição, a partir de amanhã, no Sambar Rio, no Anil, em Jacarepaguá. Será todo sábado, sempre a partir do meio-dia.

A Liga de Blocos e Bandas da Zona Portuária convida para a Festa Julina amanhã, a partir das 18hs, no Largo São Francisco da Prainha. Vai ter barraquinhas com brincadeiras, comidas típicas, quadrilha e muita dança com o Forró Pé de Serra e a Bateria do Bloco Tamborim Sensação.

Valesca Popozuda é a atração do Pagode da Piscina hoje à noite a partir de 22h, no Bangu Atlético Clube. O evento ainda conta com o Grupo Bem Mais e nos intervalos tem os Djs Gasparzinho e Júlio e Tropa da Pimentinha. Depois da "Gaiola das Popozudas", a funkeira segue carreira-solo e lança seu novo hit.

Tem Jazz Ahead amanhã, a partir de 22h, no Clube dos Macacos, no Horto. Alma Thomas e o Quinteto Nuclear fazem tributo a Ella Fitzgerald, Billie Holiday e Sarah Vaughan. A festa também conta com a participação do DJ Pedro Piu (convidado), DJ Gustavo MM e VJ Fherous (residentes).

Por Rita Fernandes

Últimas de Rio De Janeiro