Pelas Ruas: Índios no parque

Representantes de 15 etnias celebram o Dia Internacional dos Povos Indígenas neste domingo no Parque Lage

Por O Dia

Rio - O sucesso do evento no Parque Lage no Dia do Índio, em 19 abril, foi tanto, que o público pediu e a Associação Indígena Aldeia Maracanã repete no próximo domingo, dia 9, a pajelança cultural. Desta vez a celebração será em torno do Dia Internacional dos Povos Indígenas. Representantes de 15 diferentes etnias estarão presentes, com apresentações de cantos e danças tradicionais, contação de histórias, pintura corporal de grafismos étnicos, exposição de fotos, venda de artesanato típico e programação infantil. Super pedida para comemoração também do Dia dos Pais.

Pearls Negras

O trio de rap eletrônico Pearls Negras é uma das atrações do Circuito Favela Criativa, a primeira maratona cultural das comunidades cariocas, que chega à Rocinha no fim de semana, 8 e 9 de agosto. Serão diversas atrações gratuitas de música, dança, circo, teatro, de 14h às 22h. Depois da Rocinha, o Circuito segue para Manguinhos (15 e 16 de agosto); Cidade de Deus (22 e 23 de agosto); Região Portuária (29 e 30 de agosto); Complexo do Alemão/Penha (5 e 6 de setembro) e Grande Tijuca (12 e 13 de setembro).

Bloco Timoneiros volta ao seu lugar de origem no Carnaval 2016 e concentração será na Estrada do Portela Rafael Moraes / Agência O Dia

Timoneiros de volta às origens

O querido bloco Timoneiros da Viola, que celebra o cantor de “Foi um rio que passou em minha vida”, entre outros muitos sucessos, volta para o seu local de origem no Carnaval de 2016. A concentração será novamente na Estrada do Portela, na Praça Paulo da Portela, mesmo local onde é realizada todos os meses a Feira das Yabás. Em 2015, o Timoneiros mudou de lugar e se apresentou no Parque Madureira, mas os foliões não aprovaram e sentiram saudades mesmo foi da muvuca. Paulinho entendeu e concordou.

Mais espaço

O Arco do Teles ficou pequeno para o baile Black Bom, que reuniu mais de 3 mil pessoas em sua última edição. Agora, a turma da banda Consciência Tranquila, que faz uma viagem no tempo da Black Music com releituras dos maiores clássicos do gênero desde os anos 70 até a atualidade, aporta na Praça XV, no Centro, neste domingo, a partir de 17h. Vai ser festa para dançar até o sol raiar.

Baía Viva no Aterro do Flamengo

Música, fotografia, dança e festa em defesa da Baía de Guanabara. O Festival Baía Viva, junto com a barqueata que ocorrerá simultaneamente, marcam o lançamento da campanha, que contará com apresentação de diversas bandas, blocos de carnaval, exposição de fotografias, rodas de conversa, oficinas e atividades para crianças durante todo o dia. É amanhã, de 10h às 22h, no Aterro do Flamengo, ali na altura dos jardins do MAM.

Confetes

Neste sábado, o Parque Madureira recebe o Rock Skate Parque, às 14h, com shows de cinco bandas de rock’n roll ao lado da pista de skate: Baroni, Drenna, Setek, Banda Zero9 e Dona Cislene.

A cantora Dorina e Rio Trio, com Alessandro Cardozo, Leandro Saramago e Netinho Albuquerque, cantam clássicos do samba na noite desta sexta-feira no happy hour do Baródromo, sucesso na Cidade Nova.

Simone Lial se apresenta neste sábado no Renascença, no Andaraí. Renato Milagres & Cia comandam o evento que começa às 17h com o melhor do samba de raiz. A cantora lançou, em 2013, seu primeiro disco solo “O Amor daqui de casa”.

A BLESS está voltando para a rua. No dia 21 de agosto a festa vai ocupar a Rua do Mercado, no Centro. Na seleção, Rosa, Early Reggae, SKA e Rocksteady, Bives Selectah (ISS), New Roots, Internacional Dancehall e Raggamuffin, RASLoty, Roots, Dub, Lovers Rock, New Roots e muito mais.

E, para comemorar o Dia dos Pais, sábado a partir de 17h tem Samba do Castelo, a charmosa roda ao ar livre, em edição especial com muitas participações. A roda é comandada por Makley Matos e grande elenco.

Coluna de Rita Fernandes

Últimas de Rio De Janeiro