Pelas Ruas: Glória de cara nova

Iniciativas culturais ajudam a mudar a cara do bairro

Por O Dia

Rio - Já era mais do que hora dos tradicionais bairros do Catete e da Glória – onde morou Machado de Assis – , com seus casarões do século 19 e o Museu da República, ganharem um olhar mais carinhoso dos cariocas. Algumas iniciativas culturais vêm ajudando a mudar a cara do local.

Uma delas é o movimento das rodas de samba na Feira da Glória, aos domingos, que conta com grupos como o do pagode do Time de Crioulo (domingo agora tem!), entre outros. Em novembro, vem mais uma novidade: o KTT Food Park – uma feira gastronômica com muita bossa nova, samba de raiz, MPB e DJs.

Fernanda Dias interpreta Carolina Maria de JesusVinicius Borovoy / Divulgação

Salve ela!

Apaixonada por livros, ela alimentava sonhos e desabafava a sua triste realidade nas folhas de um caderno encontrado no lixo que, mais tarde, tornou-se seu primeiro livro, ‘Quarto de despejo: diário de uma favelada’.
O espetáculo ‘Salve Ela! Carolina Maria de Jesus em cena!’ conta a história da escritora Carolina Maria de Jesus, moradora da favela Canindé, em São Paulo, e que trabalhava como catadora de papel.

A atriz Fernanda Dias (foto) encarna a escritora, em texto e direção de Ribamar Ribeiro. O espetáculo tem apresentações hoje e amanhã, no Sesc Ramos, a R$ 8 (inteira) e R$ 4 (meia).

Circuito Black Bom

Começou como um baile que reunia mais de duas mil pessoas ali na Pedra do Sal. Virou circuito, com feira de produtos de afro-empreendedores, exposição de fotos, rodas de conversas, apresentações teatrais, aulão de dança afro, DJs e, claro, o bom e velho bailão Black Bom (foto).

O projeto completa dois anos e agora faz a primeira versão infantil, começando às 18h30, e segue para os adultos até a meia noite. O circuito foi ampliado —vai do Largo da Prainha à Pedra do Sal –, e inclui outros agentes locais.

O bom e velho bailão Black BomPublius Vergilius / Divulgação

Caminhos de Ciata

Para quem estiver ali pelas bandas da Mauá neste sábado, o projeto ‘Caminhos de Ciata’ é uma boa pedida. Um tour pela Pequena África narra a história local, descrevendo os lugares por onde passou Tia Ciata passou, considerada a ‘matriarca do samba’.

Quem comanda a visita é a bisneta de Tia Ciata, Gracy Mary, idealizadora do projeto que sai da porta do MAR, segue pela Pedra do Sal até a Praça Onze, onde ela iniciou seu caminho cercado de tradições, realizações, religiosidade, quitutes e, claro, muito samba.

No Coração das Meninas

'Um Bamba no Berço do Samba’ é o novo projeto do bloco Coração das Meninas, um dos mais antigos da Região Portuária, que vai homenagear nessa primeira edição o cantor e compositor Xande de Pilares.

Além dele, a presença de Zé Roberto e Gilson Berlini, do Quintal do Zeca, dos compositores Moisés Santiago e Luís Camilo, Serginho Gama, da Unidos da Tijuca e Maurinho de Quintino, da velha guarda musical da Mangueira. No sábado, dia 18, com feijoada, a partir de 12h no Centro Cultural Ação da Cidadania.

Confetes

Dia das Crianças movimentado no calçadão de Copacabana. Entre as ruas Santa Clara e Figueiredo de Magalhães, serão montadas tendas onde haverá pintura facial, jogos gigantes (dama, dominó, jogo da velha, amarelinha), oficina de skate, teatro de fantoche, badminton, tênis de mesa, cama elástica, parede de escalada inflável, oficina de slack line e mais. Evento do Sesc, de 9h às 17h.

O Shopping Metropolitano Barra promove de hoje a segunda a ‘Oficina de Cupcake’. As crianças poderão se divertir decorando os cupcakes com confeitos coloridos, e, ao final, levar para casa o resultado da brincadeira. De graça.

Wilson das Neves compositor e benemérito do Império Serrano, será o homenageado deste mês na ‘Resenha Imperial’, que acontece domingo, a partir das 14h, na quadra da Verde e Branca, com entrada gratuita. Wilson vai conversar sobre sua trajetória e a história da escola. Com participação do Samba na Serrinha e do cantor Rogê.

O Rio Food Parque faz edição especial de Dia das Crianças de hoje a segunda, no Link Mall, na Barra da Tijuca. São mais de 30 expositores e atividades infantis. Para a alegria dos pais, o espaço conta com variedades gastronômicas e uma seleção de cervejas artesanais .

Por Rita Fernandes

Últimas de Rio De Janeiro