Pelas Ruas: Pezão desamarrou!

Governador publicou decreto que altera autorização dos bombeiros para desfile dos blocos de rua

Por O Dia

Rio - Viva! O governador Pezão publicou o decreto 45.551 que alterou as regras para autorização dos blocos de rua. Acabou o processo burocrático junto ao Corpo de Bombeiros, que exigia documentos impossíveis de se obter. Mas o mais importante da decisão foi a identificação entre blocos que são manifestações culturais e os que são eventos. Para os que têm palcos, continua valendo a necessidade de autorização dos bombeiros. Foi uma dupla vitória do movimento coletivo feito pelas associações Sebastiana, Zé Pereira, Folia Carioca, Liga Portuária e Zonna B.

No som da barca

Essa dica é para aqueles que gostam de verdade de Carnaval, mas estão em busca de coisas diferentes. O bloco Pérola da Guanabara vai atravessar a Baía rumo a Paquetá, já tocando na barca das 8 horas, o que por si só já é pura diversão. Então, quem se animar, corre e compra logo a passagem com antecedência. Depois, só de hora em hora. E sem a graça de ter uma banda tocando sobre o mar. É amanhã!

Haja coração!

Quem for ao Gigantes da Lira no domingo vai ter uma linda surpresa quando o bloco chegar ao prédio de Dona Elizabeth, a senhorinha que sempre abria a janela na Rua Cristóvão Barcelos para ver o bloco passar. Uma bonequinha do tipo “namoradeira” está sendo construída pelo artista plástico e palhaço Eduardo Andrade e aparecerá na janela. Ela será coroada, transformando a nonagenária musa do bloco, falecida em 2014, em ‘Rainha Elizabeth’. A serenata, como sempre, será ao som de ‘Carinhoso’. Preparam corações e lenços.

Gigantes da Lira desfila no próximo domingoPublius Vergilius

O BLOCO Thriller Elétrico, que faz um tributo a Michael Jackson, convidou o New Kids on the Bloco, que toca sucessos das boybands de 1990, para saírem juntos no carnaval. Os blocos dividem o palco , no domingo, dia 7. A concentração será às 9h, na Praça Sete, em Vila Isabel.

Só para crianças

Quem procura blocos para levar a criançada nesse fim de semana tem a opção amanhã do Bloco da Pracinha, na Praça Pio XI, Jardim Botânico. Totalmente voltada para o público infantil, a festa corre por conta do grupo Circo Macaco Prego e da cantora e professora de música Barbara Lau. Vai ter também oficina de percussão com mestre Wellington Alves para crianças a partir de 7 anos e oficina de customização de fantasias.

Baile de máscaras

Para quem gosta de se fantasiar, a Maison Leffié, que foi inaugurada naquele lindo prédio onde funcionava o antigo Cine Ideal, na Rua da Carioca, vai fazer um baile de máscaras à moda antiga na Terça-feira de Carnaval. O tema será ‘Eu Sou da Lira, Não Posso Negar’, de Chiquinha Gonzaga, e terá cenografia de André Cezari, integrante da comissão de Carnaval da BeijaFlor e da Rosa de Ouro.

CONFETES

?Tem banho de mar a fantasia na Barra da Tijuca no domingo. E não precisa nem se preocupar com a fantasia: uma figurinista vai confeccionar fantasias em papel crepom para os foliões. Será às 10h, na altura do Sheraton Barra, com a banda do Bloco Galinha do Meio Dia. Um guia com a lista de blocos e o mapa com o local das atrações será entregue no local.

O Praia Para Todos, projeto de acessibilidade nas praias do Rio, realiza o Samba de Roda neste domingo, em Copacabana. O evento, gratuito, contará com o segundo Concurso de Fantasia para deficientes e pessoas com dificuldade de locomoção. O desfile pela orla acontece das 9h30 às 10h30.

O estoque de sangue do Hemorio precisa de ajuda no Carnaval. Por isso, o Instituto Masan vai para rua na próxima terça-feira com o bloco Vem Doar Pra Mim. A concentração será às 9h, na Praça da Candelária, e os foliões seguem em direção ao Hemorio, na Rua Frei Caneca, ao som da Orquestra Voadora.

O Centro de Articulação de Populações Marginalizadas, por meio do Projeto Ponto de Cultura JPA Afro-Cultural, realiza na terça-feira de Carnaval, dia 9, a partir das 19h, em Jacarepaguá o desfile do Guri da Merck. Amanhã, sábado, tem ensaio aberto do bloco, um esquenta pra folia.

Coluna de Rita Fernandes

Últimas de Rio De Janeiro