Taxistas são impedidos de parar em área de desembarque do Galeão

Segundo motoristas, seguranças do aeroporto não deixam passageiros pegarem veículos que não sejam credenciados

Por O Dia

Rio - Vídeo enviado ao WhatsApp do DIA mostra seguranças impedindo taxistas de parar para pegar passageiros na área de desembarque do Aeroporto Internacional do Galeão, enquanto uma fila imensa aguardava táxis da cooperativa que tem ponto no local. Segundo a denúncia enviada por um taxista, é a concessionária que administra o aeroporto, a Rio Galeão, que não deixa que motoristas que não sejam de cooperativas credenciadas no aeroporto peguem passageiros na área. “Os passageiros ficam mais de uma hora esperando os táxis credenciados”, afirma ele.

Taxistas são impedidos de parar em área de desembarque do GaleãoReprodução Vídeo

Após as denúncias, a Secretaria Municipal de Transportes anunciou que determinou à concessionária que permita qualquer taxista legalizado a buscar passageiros no local. “A empresa não tem o direito de impedir o passageiro de pegar táxi que não pertença o seu grupo”, afirmou Picciani. “Se o consórcio não tomar providências imediatas, nós poderemos cancelar o convênio (com a cooperativa local”, completou o secretário, que diz já estudar a possibilidade.

Em nota a Rio Galeão afirmou que desde 2014 credenciou aproximadamente 2 mil taxistas, de oito empresas, para atender a demanda de seus passageiros e que está trabalhando “para tornar a experiência ainda mais agradável”. Entretanto, a secretaria avalia que o número de veículos em operação no aeroporto tem se mostrado insuficiente. A secretaria informou ainda que notificou o Rio Galeão para que tome providências que impeçam que as empresas façam reservas de vagas exclusivas, o que estaria prejudicando os passageiros. A concessionária Rio Galeão contradisse a prefeitura e afirmou que não foi notificada oficialmente em relação aos pontos de táxis.

PRESIDÊNCIA VÊ SATISFAÇÃO

Pesquisa contratada pela Presidência da República sobre a satisfação dos passageiros nos aeroportos, divulgada ontem, informou que, no Aeroporto Internacional do Rio, a satisfação dos usuários aumentou 11% no quarto trimestre de 2015, quando já estava sob a gestão da Rio Galeão, em comparação a igual período de 2013, quando era ainda da Infraero. No Santos Dumont, satisfação registrou alta de 5,9% no mesmo período.



Últimas de Rio De Janeiro