
Rio - De Caprichosa, a viação do Consórcio Internorte só tem o nome. Na tarde desta segunda-feira, um ônibus da empresa, que faz a linha 639 (Praça Saens Peña - Jardim América) deixou passageiros a pé, após o coletivo apresentador um defeito no elevador quando seguia para o subúrbio do Rio. O motorista até tentou, em vão, fazer o equipamento voltar a funcionar, mas, sem sucesso, teve que fazer o transbordo de passageiros em Vila Isabel.
O defeito no equipamento ocorreu após um cadeirante utilizá-lo. Ao invés de voltar para o lugar de origem, o elevador emperrou no meio do caminho, assim como o degrau da escada do coletivo, que também agarrou. Uma distância de quase um metro de altura separava o chão do Boulevard 28 de Setembro do piso do ônibus.
Segurando na mão do motorista, idosos, senhoras e crianças desembarcaram e aguardaram por outros coletivos. O ônibus estava completamente lotado, como é de costume para o horário, por volta das 16h. Outros coletivos da mesma linha também passaram abarrotados pelo local e foram, pouco a pouco, levando os passageiros do ônibus que apresentou o problema. A espera no ponto próximo ao Vila Shopping foi longa.
"Isso é um absurdo. Esse ônibus tem ar-condicionado, é novo", exclamou, revoltada uma passageira, enquanto aguardava por outro coletivo. "O elevador travou porque não há manutenção. Se eles fizessem a manutenção certa, isso não aconteceria", disparou outro passageiro.
Procurada, a Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) disse que a denúncia de O DIA será checada e apurada, "respeitando o direito ao contraditório". Em nota, afirmou que "se ficar constatado que, de fato, a denúncia procede, o consórcio pode sofrer sanções", porém não detalhou quais seriam as penalidades.
Ainda de acordo com a SMTR, o coletivo de placa LMC-8377 e número B27184 está em dia com a vistoria da secretaria, tendo sido a última realizada em 23 de outubro do último ano. "A linha não consta entre as 100 do ranking negativo da SMTR por nível de serviço", declarou.

A Secretaria Municipal de Transportes disse também, que desde 2010, foram aplicadas 330 multas aos consórcios por inoperância ou mau funcionamento do dispositivo de acessibilidade, infração gravíssima de acordo com o Código Disciplinar dos Ônibus, com multa no valor R$ 1.410,00. A secretaria lembrou que, na frota urbana carioca, 65% dos ônibus são novos ou seminovos e contam com equipamentos de acessibilidade. A secretaria alegou que os demais 35% já estão adaptados para acessibilidade, oferecendo equipamentos exigidos.
O Consórcio Internorte, em nome da Viação Caprichosa, limitou-se a dizer que o veículo retornou à garagem, após ser constatado o defeito, para que o coletivo recebesse reparos necessários. Em nota, disse que a empresa "segue o procedimento de sempre encaminhar os ônibus para a oficina assim que falhas como esta do elevador são sinalizadas, garantindo que o dano não impactará em outras viagens e na segurança dos passageiros".
Sobre os treinamento dos motoristas, disse que todos são treinados para manuseio do elevador. "São realizadas palestras e aulas já nos primeiros momentos do rodoviário na empresa. Além disso, os condutores passam por treinamentos específicos como No Ponto Certo, Motorista Cidadão e Rodoviário Carioca em Ação, visando o aperfeiçoamento da relação dos motoristas com os usuários", disse.
