Nova Iguaçu comemora Dia Mundial do Brincar

As crianças se reuniram ontem no SESI de Nova Iguaçu

Por O Dia

Cerca de 200 crianças se reuniram ontem, no SESI de Nova Iguaçu, para celebrar o Dia Mundial do Brincar, comemorado no dia 28 de maio. O evento, que foi dedicado integralmente ao resgaste das brincadeiras antigas.

Amarelinha, cantigas de roda, cabra cega e outras brincadeiras tradicionais fizeram a alegria das crianças com idade entre três a cinco anos que são atendidas pelas escolas municipais, creches conveniadas e rede particular de ensino.

Segundo Jaciara Maltez, da Fundação Educacional e Cultural de Nova Iguaçu (Fenig), a meta é que até outubro seja lançada uma cartilha com as antigas brincadeiras. Voltada para a 1º infância, a cartilha, que será produzida pela instituição, conterá mais de 50 brincadeiras.

De acordo com o articulador do Projeto Construindo em Rede, da Ong Solidariedade França Brasil, Flávio Médici, a desvalorização do brincar contribuiu muito para a realidade que vivemos hoje. Em tempos de tablet, celulares e vídeo games, as crianças não se interessam mais pelas brincadeiras que exploram a criatividade. “Mais importante do que ter o brinquedo é saber brincar. A criança precisa ter o hábito de usar a imaginação”, comenta Flávio.

Ao todo, 15 instituições participaram do Dia do Brincar. Só da Rede Municipal de Ensino, foram três unidades escolares. Além de sete creches conveniadas com a Prefeitura de Nova Iguaçu, SESI escolas particulares.

Últimas de _legado_O Dia na Baixada