Hora de antecipar o imposto

Municípios do estado chegam a oferecer descontos de até 20% para quem pagar IPTU à vista

Por O Dia

Rio - Contribuintes de vários municípios já começaram a receber em casa os carnês para pagamento do IPTU 2015. Ao contrário da capital, onde o desconto para quitação à vista é de até 7%, há cidades que oferecem até 20% de abatimento para quem optar pelo pagamento integral do tributo. Em Itaboraí, no Leste Fluminense, quem pagar de uma só vez até 28 de fevereiro terá desconto de 20%. Já quem escolher o pagamento integral até 31 de março terá 10% de redução. Para os que optarem por pagar em 10 parcelas mensais, o vencimento da primeira mensalidade será no dia 10 de março, sem redução do valor.

Em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, quem pagar o tributo municipal em cota única até o dia 30 de janeiro terá desconto de 15%. O benefício cai para 10% se o contribuinte quitar a dívida até 27 de fevereiro. Haverá ainda a opção de pagamento em cota única até 16 de março, mas sem qualquer tipo de desconto.

Em São Gonçalo%2C 300 mil contribuintes terão redução de 12% em 2015Divulgação

Cerca de 285 mil carnês do IPTU deverão chegar às residências dos contribuintes até o dia 15. O IPTU poderá também ser quitado em dez parcelas mensais e sucessivas, com vencimento no décimo quinto dia útil de cada mês, a partir de 16 de março.

Na vizinha São Gonçalo, quem preferir pagar os impostos de uma só vez receberá desconto de 12% no valor total — antes, o desconto era de 7%. Já em Magé, na Baixada, os 112 mil contribuintes terão desconto de 10% se optarem pela cota única até 15 de janeiro. O IPTU 2015 traz novidades. Além da distribuição dos carnês pelo Correios, será possível retirar on-line, no site da prefeitura. O imposto também poderá ser dividido em até nove vezes, mas sem desconto.

Em Itaguaí, também na Baixada, o pagamento em cota única anual poderá ser efetuado até 27 de fevereiro com 10% de desconto ou até o dia 10 de março de 2015 com desconto de 5%. O contribuinte pode optar ainda pelo pagamento em 10 parcelas mensais e sucessivas, com vencimento da primeira em 10 de março de 2015.

Boa forma de economia

O secretário de Economia e Finanças de Nova Iguaçu, Luiz Carlos Mayhé, lembrou que os descontos de 15% e 10% são mais que o dobro de qualquer aplicação financeira. “Uma caderneta de poupança, por exemplo, alcança, hoje, uma rentabilidade de cerca de 6% ao ano. Portanto, é uma forma bastante atrativa para o contribuinte resolver a sua obrigação tributária, com vantagem financeira bastante estimulante e vantajosa”, disse.

Em São Gonçalo, a prefeitura adiantou a entrega dos carnês que estava marcada para começar dia 15, e os contribuintes já começaram a receber os carnês em casa nesta semana. a previsão é que a distribuição seja finalizada até o dia 31. O pagamento da cota única e da primeira parcela (para quem optar em pagar de forma dividida) terminará entre os dias 26 e 30 de janeiro, de acordo com o final da inscrição imobiliária.

No município serão entregues cerca de 300 mil carnês, que incluem a Taxa de Coleta de Lixo Domiciliar (TCLD). A expectativa de arrecadação com o IPTU para o ano que vem é em torno de R$ 54 milhões.
Em Itaboraí, estão isentos do pagamento do imposto contribuintes acima de 65 anos, portadores de hanseníase, deficiência física e mental e do vírus HIV —estes últimos, devem apresentar laudos, exames ou atestados médicos. É necessário também comprovar renda de até dois salários mínimos e possuir e residir no único imóvel.

“O pagamento até fevereiro é fundamental para que o governo possa executar os objetivos e aumentar o investimento em saúde, educação, obras e ações sociais”, disse o secretário municipal de Fazenda, José Mauro Soares Fróes.

Últimas de _legado_O Dia no Estado