Incêndio atinge oito hectares de Mata Atlântica na zona rural de Macaé

Bombeiros tiveram que utilizar um helicóptero para conter as chamas

Por O Dia

Rio - A Guarda Ambiental de Macaé, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros receberam um chamado da Fazenda São Miguel, na localidade de Serra da Cruz, zona rural do município, na última sexta-feira (20). Um incêndio de grandes proporções dominou cerca de oito hectares de Mata Atlântica. O comandante da Guarda Ambiental, Madson Nazareno, imediatamente enviou oito agentes ao local. Durante o sábado (21) e o domingo (22), o fogo foi controlado.

Para conter as chamas, os bombeiros cederam um helicóptero modelo 350 B2 Esquilo, com um cesto com captação de três mil litros de água a cada abastecimento. As equipes trabalharam em turnos para amenizar o incêndio.

Segundo Madson Nazareno, o incêndio pode ter sido causado por acampamentos ilegais de caçadores. "O início do ano é um período atípico, sempre com chuvas de verão. O ambiente está muito seco, proporcionando até mesmo fogo de propagação natural", explicou. Só esse ano já foram identificados 35 focos de incêndio, o dobro do que o registrado na mesma época do ano passado.

Na manhã desta segunda-feira (23), a equipe da Guarda Ambiental se reuniu com representantes da secretaria de Ambiente, porque o fogo pode tomar maiores proporções devido a alta temperatura na semana. As secretarias envolvidas no trabalho seguem avaliando o local. "Recebemos a informação de que o fogo teria voltado. Temos uma equipe de monitoramento lá hoje, mas amanhã (terça-feira, 24) retornaremos ao local com um grupo maior, a partir das 8 horas", detalhou Madson.

Últimas de _legado_O Dia no Estado