EUA e Alemanha escolhem Niterói para treinamento pré-olímpico

Inúmeras cidades brasileiras devem receber atletas de 205 delegações estrangeiras

Por O Dia

Rio - Faltando pouco menos de 500 dias para o início dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, mais duas delegações anunciaram o local de treinamento de seus atletas. Niterói foi a cidade escolhida pelas equipes de vela olímpica dos Estados Unidos e da Alemanha. Localizado às margens da Baía de Guanabara, o Clube Naval Charitas receberá as duas delegações que enviarão cerca de 100 integrantes, entre atletas, técnicos e equipe de apoio. A escolha da cidade se deu, especialmente, pelas condições climáticas favoráveis, como a predominância de ventos e a movimentação das marés, essenciais em modalidades como a vela olímpica.

Ao se hospedarem por inúmeras cidades brasileiras, os atletas atraem para além do Rio de Janeiro um grande número de turistas. No ano passado, durante a Copa do Mundo, os estrangeiros visitaram mais de 491 municípios brasileiros. Para o ministro do Turismo, Vinícius Lages, é uma forma de apresentar o potencial do país aos visitantes e conquistar o público que visita o Brasil pela primeira vez. “A satisfação do turista estrangeiro com a hospitalidade se reflete na intenção de retorno ao país, de 95,3%”, diz.

O Ministério do Turismo estima que 380 mil estrangeiros visitem o país durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos, que serão realizados entre os dias 5 a 21 de agosto, e de 7 a 18 de setembro de 2016, respectivamente. No início do ano, a delegação canadense de atletismo anunciou que faria da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG) seu centro olímpico. Já a Grã-Bretanha, decidiu que treinaria seus atletas de natação e atletismo na Universidade Federal de Minas Gerais, em Belo Horizonte. Nos próximos dias, outras delegações devem anunciar seus centros de treinamento.

Últimas de _legado_O Dia no Estado