Do mar à serra, inverno atrai turistas ao interior

Festivais gastronômicos e de música movimentam Búzios, Angra e Nova Friburgo

Por O Dia

Rio - Mesmo em baixa temporada, o turismo nos municípios costeiros do estado promete ficar movimentado até o próximo fim de semana. Em Búzios começou nesta sexta-feira a 14ª edição do Festival Gastronômico, enquanto Angra dos Reis recebe de hoje até dia 12 o primeiro Festival de Vieiras da Baía da Ilha Grande. Na Região Serrana, uma matéria-prima diferente também surge como maneira de driblar a crise. Sem verbas públicas, o Festival de Inverno de Nova Friburgo volta a ser ao ar livre, no Parque São Clemente do Country Clube, apostando em artistas locais, com a ajuda de investidores da região.

Segundo o Ministério de Turismo, 30 mil pessoas passarão por Búzios até o dia 11 para o festival, que conta com 90% de ocupação da rede hoteleira nos dois finais de semana. Vão degustar da gastronomia gourmet, tema da edição, em cerca de 45 restaurantes. As receitas são servidas por R$ 15 (entradas e sobremesas) e R$ 20 (prato principal) em mesas montadas ao ar livre das 20h à meia-noite, em cinco pontos da cidade, entre os quais, as charmosas Orla Bardot e Rua das Pedras.

Trinta mil pessoas são esperadas nestes dois finais de semana no 14º Festival Gastronômico de BúziosDivulgação

Em Angra, a organização pretende criar um evento parecido, explorando o potencial das vieiras, molusco que o município lidera em produção em nível nacional. Embora ainda seja a primeira edição do festival, seu idealizador garante que a maré da baixa temporada já está mudando. “Vendemos 200 dúzias de vieiras para restaurantes da cidade. Além disso, criamos o evento na baixa temporada de forma estratégica, e está dando certo”, afirmou Ricardo Moreira. “Há muitos aquicultores que não têm muito espírito comercial. Queremos criar algo mais profissional”.

Em Friburgo, a cultura resiste. “Nos adequamos à realidade e resolvemos prestigiar músicos locais, que têm um potencial imenso”, afirma o organizador Roosevelt Concy.

Reportagem de Lucas Gayoso

Últimas de _legado_O Dia no Estado