Projeto ‘Anjos da Guarda’ leva estudantes a pontos históricos de Barra Mansa

Alunos de cinco escolas municipais conheceram mais sobre a cidade em uma aula especial

Por O Dia

Barra Mansa (Rj) - A semana começou diferente para 40 estudantes de cinco escolas municipais de Barra Mansa. Integrantes do projeto 'Anjos da Guarda' - realizado pela Guarda Municipal - eles se destacaram e foram contemplados com uma pequena excursão nesta segunda-feira, dia 13, a pontos históricos da cidade em que vivem. O passeio começou às 08h, no Parque Centenário, mais conhecido como Jardim das Preguiças, no Centro.

Os estudantes aprenderam sobre as espécies de animais que vivem no local e a importância da preservação ambiental. Em seguida, o grupo foi para o Horto Municipal, no bairro Água Comprida, onde o meio ambiente também ganhou destaque. O passeio prosseguiu pelo Parque da Cidade, com informações históricas, e pela ETA (Estação de Tratamento de Água) Nova, onde os estudantes viram como a água chega até suas casas e a importância de economizá-la.

O objetivo do projeto, que teve início há dois meses e está em fase piloto, é melhorar questões disciplinares nas unidades escolares, que estão localizadas em áreas de risco social. “Ainda é o começo, mas nossa intenção é chegarmos em todas as escolas, pois o projeto é importante para todos os alunos da rede. É uma questão de tempo para isso acontecer”, comentou o comandante da Guarda Municipal, Moysés de Paula Freitas. Participaram da excursão estudantes das escolas municipais Iracema Pamplona Chiesse; Jayme Oscar de Pinho Carvalho Júnior; Francisco Villela de Andrade; Vereador Alderando Casalli Marques e Eulália Gouvêa Pereira

A disciplinária Nina Landim acompanhou as crianças no passeio e garantiu que as palestras educativas realizadas durante esses meses na escola têm surtido efeito. “Os alunos que fazem parte do projeto estão mais tranquilos, sem contar que é um aprendizado maior. Hoje, o fato de eles poderem conhecer melhor o município em que vivem é muito bom e incentiva os outros alunos a fazerem parte do projeto”, disse.

O passeio terminou no gabinete do prefeito Jonas Marins, no Campla (Centro Administrativo Municipal Prefeito Luiz Amaral). Os estudantes foram recebidos pelo prefeito, pela secretária municipal de Educação, Lusia Melchíades, e pelo maestro da OSBM (Orquestra Sinfônica de Barra Mansa), Vantoil de Souza. “Fico orgulhoso de receber vocês aqui, onde a cidade é administrada. Vocês possuem muito potencial para exercerem a profissão que quiserem quando crescer, mas para isso é preciso estudar e cuidar do meio em que vivem”, ressaltou Jonas, durante o encontro.

Lusia acrescentou que é importante que os alunos sejam verdadeiros ‘anjos da guarda’ nas escolas, ajudando os colegas, cuidando do material escolar, estudando bastante e, principalmente, ficando longe das drogas. “Esse projeto é muito bonito e incentiva a disciplina. As palestras são voltadas para a prevenção e isso é o mais importante na Educação”, salientou.

A aluna do 5º ano do Ensino Fundamental, Daisy Ellen Aguiar disse que adorou o passeio e que a visita à prefeitura foi a parte mais interessante. “Gostei demais de conhecer o prefeito e ver como ele é legal. Estava ansiosa por esse momento e foi exatamente como esperei”, afirmou. Já João Vítor Neves da Silva, também estudante do 5º anos, falou sobre o encantamento de ter visto os animais no Parque Centenário. “A melhor parte do passeio foi conhecer os animais. Eu achava que ali só viviam preguiças, mas tem mais bichos e também muitas árvores importantes e que vivem ali há anos. Gostei muito e vou incentivar a preservação”, concluiu.

Últimas de _legado_O Dia no Estado