Ruy Chaves: As mulheres são tudo. Feliz Dia das Mães!

Felizmente, o Todo Poderoso fez as mulheres absolutamente fantásticas e poderosas

Por O Dia

Rio - Mais velho que eu, Millôr Fernandes participou da criação do mundo e, sem jamais ter apresentado provas concretas, ousou contar ‘Esta é a Verdadeira História do Paraíso’. Exausto após ter criado apenas do barro o homem tão feio e imperfeito, Deus descansou e completou a Criação com sua obra-prima que mais tarde seria chamada de mulher. Mas Millôr chocou ao publicar carta do Todo-Poderoso a Eva: “Minha cara, eu te criei porque o mundo estava meio vazio e o homem solitário. O paraíso era perfeito e, portanto, sem futuro... Olha Adão enquanto dorme; é teu. Ele pensará que és dele. Tu o dominarás sempre. É lento, o homenzinho. Mas hás de compreender. Foi a primeira criatura humana que fiz em toda a minha vida. Tive que usar argila”.

O primeiro a pecar não foi o Millôr, nem eu, foi Lúcifer, então o mais poderoso dos anjos, o sol da manhã, a estrela brilhante, que, insatisfeito apesar de tantas honras, desejou ser o Deus Altíssimo. Punido por sua inveja, Lúcifer foi renomeado Satanás e trouxe a tentação para Adão e Eva. E esta tal de tentação sem dúvida se transformou no maior problema da natureza humana; afinal, todas as dificuldades da vida decorrem de Eva ter cedido à insistência da serpente : “Come,Eva. Não engorda. Ficarás para sempre linda como os anjos, serás imortal e derreterás o coração de Adão por tanta paixão”. O resto da história sabemos: Eva e Adão foram expulsos do paraíso onde, com certeza, era sempre verão, e tiveram que cobrir suas purezas com folhas de parreira, as mulheres ficaram cada vez mais lindas, mais sábias, senhoras de seus destinos e a moda iniciou sua longa trajetória.

As mulheres dominam o mundo e usam todas as ilimitadas competências e sensibilidades mas não conseguem tirar do homem as suas muitas impurezas decorrentes da péssima qualidade do barro original de onde foram criados. Os homens continuam impuros, perversos, incompetentes, inábeis, destrutivos, caem em qualquer tentação, comem frutos proibidos e roem a honra e a riqueza das nações. Mas sempre se prostram diante das mulheres em luxúria, ou arrependimento, ou ... Felizmente, o Todo Poderoso fez as mulheres absolutamente fantásticas e poderosas e ainda lhes concedeu o privilégio divino da maternidade. As mulheres são tudo! Feliz Dia das Mães, Panta Rei.

Ruy Chaves é diretor da Estácio e da Academia do Concurso

Últimas de Opinião