Eleições: Briga pela vaga em aberto para o segundo turno fica mais acirrada

Marcelo Crivella mantém o primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto

Por O Dia

Rio - Na reta final da campanha, o clima eleitoral no Rio promete esquentar, com a troca de críticas entre os candidatos a prefeito que brigam pela vaga em aberto no segundo turno. O senador Marcelo Crivella (PRB) aparece isolado em primeiro lugar em todas as pesquisas de intenção de voto.

Lula e Chico Buarque em palanques opostos%3A o petista vai ao comício de Jandira%2C e o cantor estará com FreixoRICARDO STUCKERT/ INSTITUTO LULA/11.4.2016

Cinco candidatos estão tecnicamente empatados em segundo lugar: Marcelo Freixo (Psol), Jandira Feghali (PCdoB), Pedro Paulo (PMDB), Flávio Bolsonaro (PSC), e Indio da Costa (PSD).

A seis dias da eleição de domingo, as campanhas apostam na mobilização de candidatos a vereador e de militantes, além da desconstrução de candidaturas, para ir para o segundo turno. A ideia é concentrar agenda dos candidatos nos locais onde os estrategistas acreditam que há mais potencial de votos: zonas Norte e Oeste, além de Jacarepaguá e da região da Leopoldina.

Uma das estratégias das campanhas será a busca pelo “voto útil”. Mostrar maior capacidade de mobilizar eleitores na reta final se tornou especialmente importante pelo quadro de empate técnico. Quem conseguir abrir vantagem antes do dia da votação poderá aparecer para o eleitorado como a melhor opção para se fazer um voto útil.

No campo do centro, a briga é acirrada entre Pedro Paulo e Indio da Costa, que disputam o voto do mesmo perfil de eleitor. Na última semana de campanha, o foco será convencer o eleitor de que Pedro Paulo é o herdeiro político do prefeito Eduardo Paes. A gestão de Paes é bem avaliada pela população carioca.

O duelo pelo voto útil é mais acirrado entre os candidatos de esquerda Jandira Feghali e Marcelo Freixo. O clímax dessa batalha entra na reta final hoje.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva será principal atração do comício de Jandira programado para o final da tarde, em Bangu. Já o cantor e compositor Chico Buarque vai subir no palanque de Freixo, também no final do dia, na Lapa.

Últimas de Rio De Janeiro