Reclamar Adianta: Viajando de ônibus

Se o ônibus tenha qualquer problema que o impeça de continuar a viagem, ele deverá ser substituído por outro dentro dos mesmos padrões

Por O Dia

Rio - Poucos passageiros conhecem seus direitos. Preste atenção: é garantido ser transportado com segurança, pontualidade, higiene e conforto, do início até o fim do trajeto. Se o ônibus tenha qualquer problema que o impeça de continuar a viagem, ele deverá ser substituído por outro dentro dos mesmos padrões.

É direito do passageiro solicitar a diferença do preço pago pela passagem. A validade de um bilhete de passagem é de 1 (um) ano, sendo possível comprar com a data em aberto e desistir da viagem em até 3 horas antes do embarque, ressalvado o pagamento de uma multa de 5% sobre o preço pago pela passagem.

Em caso de atrasos maiores que uma hora, pode-se exigir a restituição do valor pago pela passagem ou receber uma passagem equivalente. Crianças menores de 6 anos não pagam, desde que não ocupem poltrona. Cada passageiro tem um limite de bagagem de até 30 kg e mais 5 kg para os bagageiros internos.

'O prontuário médico é o documento que contém toda a ficha clínica do paciente. Este documento é sigiloso e pertencente ao paciente'%2C diz Danielle Minchetti%2C advogadaDivulgação

"O prontuário médico é o documento que contém toda a ficha clínica do paciente. Este documento é sigiloso e pertencente ao paciente. Quando for solicitado deve ser imediatamente entregue sem custo. Há obrigação legal de apresentação dos documentos, decorrente do dever de informação, contido no artigo 6º, inciso III, do Código de Defesa do Consumidor", diz  Danielle Minchetti, advogada na Areal Pires Advogados.

Propaganda enganosa?

"Fiz solicitação de uma internet com telefone  fixo. Foi me passado que teria disponibilidade técnica para 5 megas e que o valor seria de  R$ 64,00. Abriram a
ordem de serviço e vieram instalar, mas o  instalador disse que só havia disponibilidade
para 2 megas!” Diene Eiras, Santíssimo

Após acionamento técnico a fim de verificar a viabilidade do serviço, alteramos sua velocidade para 5MB, conforme solicitado. Cliente informa o pleno funcionamento de sua internet. Assessoria de Imprensa da Oi

Não entregue

“Fiz uma compra na Netfarma, porém não recebi o produto.  Já liguei, mandei
mensagem por e-mail, mas não tive resposta.  Eu quero o dinheiro  que paguei
pelo produto”. Vânia Xavier, Rocinha

A Netfarma informa que identificou, através do código de rastreio, que o pedido foi retirado pela consumidora na Agência localizada no Jardim Botânico - RJ. O atraso se deu em decorrência de uma restrição de entrega dos Correios. Assessoria de imprensa
da Netfarma

Cobranças deconhecidas

“Tenho um plano Oi conta total há 10 anos, porém desde setembro 2016 estão me cobrando o valor de R$ 21,00 pelo segundo celular e R$ 14,63 por serviços prestados. Já entrei em contato com a Oi e o SAC não soube explicar o motivo da cobrança”. Rogério Tardim, Itaipu, Niterói

Informamos ao cliente os números que ele deveria ligar para pedir o cancelamento dos serviços que foram cobrados. Foi concedido o valor de R$ 29,80 como crédito em conta futura. Assessoria de imprensa da Oi

Identificador

“O serviço de identificação de chamadas não está funcionando. Apesar de inúmeras reclamações a prestadora não conseguiu solucionar o problema. Realizei todos os procedimentos, testei em outros aparelhos, mas não funciona. Segundo a equipe técnica, o problema é externo”. Maria Jandira Crispim, Mesquita

Informamos que o reparo solicitado foi feito e a consumidor nos confirmou o pleno funcionamento do seu Identificador de Chamadas. Agradecemos o contato e nos colocamos à disposição para maiores dúvidas. Assesoria de imprensa da Oi

Dúvidas frequentes - Hélio Donin Júnior, diretor da Donin Contabilidade

Hélio Donim Júnior tira dúvidas sobre o 13ºDivulgação

O momento do recebimento do 13º salário é muito importante nas finanças de uma família, pois normalmente é um valor que não está comprometido com despesas frequentes. Para Hélio Donin Júnior, esse valor extra é bem interessante para quitar ou diminuir algumas dívidas que eventualmente o consumidor tenha.

“Uma boa opção, no caso de existir dívidas, é utilizar o 13º para saldar compromissos que ficaram pendentes. Todos sabem que o momento inspira cuidados financeiros”, orienta. Caso não existam dívidas, é um bom momento para guardar esse valor para alguma eventualidade.

“Lembre-se que no início do ano temos várias despesas extras, tais como: IPTU, IPVA e despesas com material escolar. Gerenciando bem o 13º salário com certeza teremos um excelente final de ano. Boa sorte!” aconselha Hélio Donin Júnior.

Coluna de Átila Nunes

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