Áreas com mais 'gatos' apresentam mais interrupções no fornecimento de energia

Zonas Norte e Oeste do Rio e Baixada Fluminense são as regiões mais atendidas pelo problema

Por O Dia

Rio - As ligações clandestinas de energia, conhecidas como “gatos”, sobrecarregam a rede de distribuição da Light e provocam interrupções do fornecimento. O maior número de ocorrências foi registrado justamente nas regiões onde se furta mais energia e as localidades mais afetadas são as Zonas Norte e Oeste do Rio de Janeiro e a Baixada Fluminense.

 Na Zona Norte, por exemplo, onde as ligações clandestinas correspondem a 30% do que é distribuído para a região (a cada 100 Kwh distribuídos para a região, 30K Kwh são desviados), foram feitos 8,3 mil atendimentos por causa de interrupções no fornecimento, ou seja, 20,5% do total de 4,5 mil ocorrências. Somente no Complexo da Maré foram 300 atendimentos, nos momentos em que houve segurança para a atuação das equipes da empresa. Nesta comunidade, o furto de energia chega a 87%.

 Na Zona Oeste, onde o furto também chega a 30%, o número de ocorrências atendidas pela Light foi maior, chegando a 11,3 mil ou 27% do total de serviços. Somente na Rocinha, onde o furto de energia é de 85,61%, a Light atendeu a cerca de 600 chamados. Na comunidade Dois Irmãos, em Curicica, que realizou protestos por falta de energia nos primeiros dias de janeiro, a Light realizou aproximadamente 180 atendimentos no período, em um local onde 78% da energia é furtada.

A pior situação é registrada na Baixada Fluminense: foram 11,9 mil restabelecimentos no fornecimento, cerca de 30% do total de atendimentos, com índice de furto que ultrapassa os 40%. As comunidades do Lixão e do Parque das Missões, ambas com 84% de energia furtada em média, foram atendidas 50 vezes pela Light, no período citado, quando houve segurança para as equipes da Light.

As outras regiões, com baixa informalidade, tais como a Zona Sul do Rio de Janeiro e o Vale do Paraíba, juntas representam 22,5% dos atendimentos. 

Outro fator que causa interrupções no fornecimento de energia é o conflito armado. Nestas situações, serviços como o restabelecimento da energia só podem ser executados após os confrontos, pois os profissionais da Light, ou à serviço da empresa, só atuam em condições de segurança.

A Light registrou, em todo o ano de 2016, 268 interrupções devido aos confrontos armados em toda a sua área de concessão, afetando 78.734 clientes. Os projéteis danificam equipamentos da rede elétrica, como transformadores e cabos, o que torna o trabalho dos técnicos de campo muito mais complexo. Somente em 2016, a Light trocou 138 transformadores atingidos por projéteis.

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