Informe do DIA: Pezão e aliados ficam mais descontentes com Temer a cada dia

A exclusão de professores e de policiais da Reforma da Previdência irritou a alta cúpula do Palácio Guanabara

Por O Dia

Rio - O descontentamento do governador Luiz Fernando Pezão e de seus aliados com o presidente Michel Temer aumenta a cada dia. A exclusão de professores e de policiais da Reforma da Previdência irritou a alta cúpula do Palácio Guanabara, já que são as categorias do funcionalismo que mais oneram governos estaduais.

Outra movimentação que desagrada a Pezão — e que Temer tenta emplacar no Congresso — é a determinação que impede que estados participantes do acordo de recuperação financeira entrem na Justiça para obter verba originária de compensações da Lei Kandir. Presidente da Assembleia Legislativa do Rio, Jorge Picciani (PMDB) disse ao Informe, anteontem, que articula um movimento para cobrar os recursos.

Mais um motivo

O bloqueio de verba do estado pela União também é alvo de críticas de aliados de Pezão.

Esperança em vão

Há quem reze dia e noite para que Luiz Fux, ministro do Supremo Tribunal Federal, conceda a liminar que autorizaria a antecipação dos empréstimos do governo federal para o Palácio Guanabara. Mas...

Segue

A concessão da liminar não resolveria os problemas. Ela autorizaria que os bancos (do Brasil, Caixa e BNDES) fizessem o empréstimo. Outra coisa, bem diferente, é os bancos de fato liberarem o dinheiro.

CPI da Alerj

Desembargador e professor da Uerj, Marcus Abraham ligou para o deputado Gustavo Tutuca (PMDB) e o incentivou a instaurar uma CPI para investigar os gastos da Uerj. A articulação na Alerj foi antecipada ontem pela coluna.

Cria e participa

Entre as denúncias já levantadas por Tutuca, consta a informação de que diretores da universidade teriam participado de concursos públicos promovidos por eles mesmos.

Pedido negado

O PDT entrou com mandado de segurança na Justiça para impedir a venda da Cedae. Foi negado pelo desembargador Maldonado de Carvalho.

Mas...

Hoje o vereador Fernando William (PDT) e a deputada federal Laura Carneiro (PMDB) colhem assinaturas, em Bonsucesso, para tentar impedir a venda da Cedae. A dupla também vai aproveitar para criticar a Reforma da Previdência.

Fundo animal

A Câmara Municipal derrubou veto do ex-prefeito Eduardo Paes e promulgou a lei que cria o Fundo de Defesa Animal, de autoria de Carlo Caiado (DEM) e Rafael Freitas (PMDB).

Últimas de Rio De Janeiro