Vândalos picharam 43 trens só este ano

Número equivale a sete por mês e a 21% da frota

Por O Dia

Rio - Desde o início do ano, 43 trens foram pichados no Rio, o equivalente a sete por mês e a 21% da frota. O último caso foi ontem de madrugada, quando vândalos invadiram a via férrea na estação Nova Iguaçu. Segundo a concessionária, a composição precisou ficar fora de circulação para lavagem ao longo do dia.

Um trem como o danificado ontem transporta cerca de 10 mil passageiros no período em que ficou em manutenção. A operação no ramal Japeri só não foi prejudicada porque a concessionária substituiu imediatamente a composição por uma de reserva.

A SuperVia repudiou o ato e ressaltou que a segurança pública é atribuição do Estado, que atua no sistema por meio do Grupamento de Policiamento Ferroviário (GPFer). O trem pichado foi comprado há menos de cinco anos como parte de um pacote de investimentos do governo estadual.

A PM afirmou que é de responsabilidade da concessionária a preservação de seu patrimônio e que o GPFer possui o efetivo diário de 20 policiais, distribuídos em 270 quilômetros de vias férreas e 102 estações. O grupo realizou 88 prisões de janeiro a junho e atendeu a 180 ocorrências.

Últimas de Rio De Janeiro