Informe: marqueteiro 'faz de graça' campanha de Indio da Costa ao governo

Ao delatar supostas irregularidades cometidas nas campanhas de Eduardo Paes (PMDB) e Rodrigo Neves (PV), Renato Pereira atrapalha a corrida dos dois principais rivais de Indio rumo ao Palácio Guanabara

Por O Dia

Rio - O marqueteiro Renato Pereira cobrava caro para fazer campanhas eleitorais. Agora, 'faz de graça' a de Indio da Costa (PSD) ao governo do estado. Ao delatar supostas irregularidades cometidas nas campanhas de Eduardo Paes (PMDB) e Rodrigo Neves (PV), atrapalha a corrida dos dois principais rivais de Indio rumo ao Palácio Guanabara. Fora do meio político, o técnico de vôlei Bernardinho (Novo), também pré-candidato, é outro beneficiado com a artilharia de Pereira.

Fator experiência

Faltando menos de um ano para a campanha de 2018, estrategistas estão com a cabeça a mil. Aliados de Indio afiam a flecha para furar a bola de Bernardinho. O foco será a falta de experiência do ex-esportista na política.

Argumento

"Uma coisa é você montar uma equipe na área que você domina. Outra, bem diferente, é montar uma equipe em uma área que não tem nada a ver com a sua. Como Bernardinho dialogaria com a polícia e com a Alerj?", diz um aliado de Indio.

CPI em Niterói

A delação envolvendo a campanha de Rodrigo Neves em Niterói faz com que vereadores de PSC, Psol e PSDB se unam para cobrar instauração de CPI na Câmara Municipal.

De frente com Bretas

Sérgio Cabral prestará hoje novo depoimento a Marcelo Bretas. Será a primeira vez que ficarão frente a frente após o juiz da Lava Jato ter pedido a transferência do ex-governador para um presídio federal. Cabral responderá por corrupção passiva e desvios na Saúde.

Falando nisso

O grupo 'Vem pra rua RJ' fez protesto ontem em frente ao prédio da Justiça Federal, no Centro, contra a decisão do ministro do STF Gilmar Mendes que manteve Cabral no Rio.

Sem currículo, não rola

Por conta da demora da entrega do currículo de Edson Albertassi (PMDB) ao governador Pezão (PMDB), a nomeação do deputado para o Tribunal de Contas do Estado será publicada no Diário Oficial de hoje não saiu no de ontem, como estava previsto.

Falando nele

Aconselhado a se candidatar a deputado federal no ano que vem para manter o foro privilegiado, Pezão diz que não concorrerá. "Não sou candidato nem estou avaliando a possibilidade".

Torquato na mira

A Comissão de Segurança Pública da Câmara dos Deputados aprovou requerimento para chamar o ministro da Justiça, Torquato Jardim, a comparecer à Casa no dia 22 para esclarecer as acusações que fez. Caso não vá, Torquato será convocado. A solicitação foi feita por Marcelo Delaroli (PR-RJ) e Hugo Leal (PSB-RJ).

Educação em pauta

Seis dias após a abertura das inscrições para a rede estadual de ensino em 2018, já foram matriculados mais de 110 mil alunos. Efeito da crise: 17% são estudantes que migraram da rede privada para a pública. E 4% são jovens que estavam afastados da sala de aula e decidiram retomar os estudos. "As inscrições são feitas sem sair de casa, pelo www.matriculafacil.rj.gov.br", diz o secretário Wagner Victer.

O evento é às 14h30

O Sindicato das Empresas de Segurança do Rio promoverá palestra sobre Reforma Trabalhista amanhã no Windsor do Flamengo.