Avenida Epitácio começa a ser liberada ao trânsito neste sábado

Para início da devolução da via, serão realizados serviços de fresagem e recapeamento nesta quinta-feira e sexta-feira

Por O Dia

Rio - Com o avanço das obras de expansão da estação General Osório, no próximo sábado, a Avenida Epitácio Pessoa, na Lagoa, Zona Sul do Rio, começa a ser liberada ao trânsito. O canteiro de obras, entre as ruas Vinícius de Moraes e Professor Gastão Bahiana, já está sendo desmontado. No entanto, a via continuará com duas faixas de rolamento devido aos serviços de reurbanização que serão realizados na área.

Para permitir o início de devolução da avenida no sábado, será necessário realizar serviços de fresagem e recapeamento da via nesta quinta-feira e amanhã, das 22h às 6h. Para isso, será preciso interditar temporariamente uma das faixas de rolamento no sentido Parque do Cantagalo neste período. Toda a Avenida será entregue até o final do mês de julho.

As obras de expansão da estação General Osório estão 97% concluídas. As três novas plataformas de embarque e desembarque foram instaladas e o túnel em rocha – ligando Ipanema à Lagoa por dentro do maciço do Cantagalo – está completamente escavado. As três esteiras rolantes em cada sentido já foram instaladas. O Acesso Lagoa terá dois elevadores, duas escadas rolantes e duas fixas, para garantir acessibilidade a todos a partir da primeira semana de agosto.

Todas as estruturas já foram executadas. No local, colaboradores trabalham nos acabamentos, instalações elétricas e hidráulicas, além da reurbanização do entorno.

A estrutura metálica da cobertura do acesso Lagoa do metrô está instalada. A próxima etapa será a colocação dos vidros, que receberão tratamento especial com película antirresíduo, o que contribui para o conforto térmico e visibilidade dos passageiros. A estrutura do novo acesso segue o mesmo padrão dos acessos das novas estações de metrô do Rio.

O acesso Lagoa vai integrar o bairro da Lagoa ao sistema metroviário por meio da Estação General Osório (Linha 1). Estará localizado no canteiro central da Avenida Epitácio Pessoa, nas proximidades do Parque do Cantagalo. No local, haverá sinal de trânsito e faixa de pedestres, para facilitar a circulação do público. 

Expansão General Osório/Acesso Lagoa

Para ampliar a capacidade e flexibilidade operacional da Estação General Osório, em Ipanema, o governo estadual construiu novas plataformas de embarque e desembarque de passageiros e uma nova saída de emergência, que será aproveitada como acesso à estação. A obra foi iniciada em junho de 2011, com escavações no subsolo entre Copacabana e Ipanema, e será entregue em julho de 2016.

O novo acesso ficará no canteiro central da Avenida Epitácio Pessoa, na altura do Parque do Cantagalo e próximo a um sinal de trânsito e uma faixa de pedestres, para facilitar a circulação do público. Após a conclusão da obra, a estação General Osório estará apta a receber também os trens das linhas 2 (Pavuna – Botafogo) e 4 (Barra da Tijuca – Ipanema), além dos da Linha 1 (Tijuca – Ipanema) que já circulam no terminal. E o bairro da Lagoa será inserido no sistema metroviário da cidade.

Últimas de Rio De Janeiro