A copa pode ser um bom espaço para uma refeição com amigos
 - Divulgação
A copa pode ser um bom espaço para uma refeição com amigos Divulgação
Por Marina Cardoso

RIO - A cozinha é o coração da casa para muitas pessoas. Tanto é possível fazer uma boa refeição nesse ambiente quanto receber uma visita querida em meio a um alvoroço de panelas, talheres e eletrodomésticos. Um monte de coisa num lugar só requer, então, um bom planejamento. É importante tornar o espaço prático e organizado.

O morador deve pensar em cada detalhe. Onde guardar louças? E mantimentos? No caso de cozinhas pequenas, o cuidado deve ser ainda maior, explicam especialistas. O aconselhável é que o ambiente tenha um projeto com móveis planejados, com gavetas, nichos fechados e prateleiras nas medidas ideais. Assim, todos os espaços serão usados da melhor forma possível.

"Antes da organização da área de armazenamento, deve-se fazer uma avaliação do que será guardado. Os gavetões sob a pia podem ser usados para panelas, por exemplo. Os gaveteiros são fundamentais para juntar talheres, panos, toalhas e jogos americanos. Os armários superiores podem ser usados para copos e louças em geral", explica a arquiteta Gigi Gorenstein.

A integração da copa com a lavanderia é outra tendência em apartamentos pequenos. Pode-se fazer a divisão dos dois espaços por meio de uma folha de vidro. Isso permite a passagem de luz. Outras alternativas são uma porta de correr e um revestimento cobogó. O elemento vazado, especificamente, dá um certo charme ao local.

Decoração aparente

Já uma decoração mais aparente pode ser boa alternativa para quem pensa em arrumar a copa de uma forma diferente. Prateleiras abertas têm sido usadas para armazenamento de utensílios, temperos e até de alguns potes de mantimentos. Assim, os objetos ficam mais à mão em qualquer ocasião. Esse jeito despojado agrada também visitas mais descoladas.

"Podemos instalar suportes aramados nas paredes para colocar neles utensílios como tábuas de uso do dia a dia. Ou optar por prateleiras estreitas e até ganchos que estejam organizados de tal forma que passem uma impressão de harmonia, em vez de um visual com aparência largada", explica a arquiteta Patricia Cillo.

Também uma tendênci

Você pode gostar
Comentários