Cursos grátis abrem 34 mil vagas no Rio

Formação técnica é voltada para quem fez o Enem ou tem ensino médio. Formação é de até 1.400 horas

Por O Dia

UniCarioca começa os cursos de Jogos Digitais e Computação Gráfica em 28 de abril. Aulas serão nos turnos da manhã e da noiteDivulgação

Rio - Mais de 34 mil vagas de cursos técnicos gratuitos em universidades privadas serão abertas a partir desta segunda-feira no Rio de Janeiro. São 181 tipos de formação com duração de 800 a 1.400 horas/aula. Pelo menos quatro instituições no Estado do Rio já divulgaram os temas e o número de oportunidades que vão oferecer. São elas: Estácio, Unicarioca, IBMR e Centro Universitário Anhanguera de Niterói (Unian).

Por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), inicialmente as chances disponíveis são destinadas para quem participou da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Porém, todos os jovens e trabalhadores que já tenham concluído o Ensino Médio podem se candidatar às vagas remanescentes por meio de inscrição online pelo site (www.pronatec.mec.gov.br) ou pelo portal de cada instituição até sexta-feira, dia 21.

Nas unidades Rio Comprido e Méier da Unicarioca serão oferecidas 1.040 vagas. As oportunidades são para os cursos de Informática, Jogos Digitais, Computação Gráfica, Rede de Computadores e Logística. As aulas terão início no dia 28 de abril, nos turnos da manhã e noite. “Destaco os cursos de Jogos Digitais e Computação Gráfica por possuírem como base a graduação em Design da instituição”, detalha o reitor da UniCarioca, Celso Niskier.

Ajuda de custo

A instituição ainda oferecerá ajuda de custo de transporte. Durante o primeiro período, os estudantes terão 50% do valor de uma passagem unitária de ônibus (válida no município do Rio de Janeiro) custeados pelo centros universitário. O benefício será válido a partir do segundo mês do curso e apenas para alunos que possuírem 100% de presença nas aulas.

“O mercado de trabalho para profissionais com diplomas técnicos está em expansão, pois as empresas têm a necessidade de um trabalho especializado e o país de empregos qualificados”, diz o reitor. Mais informações (www.unicarioca.edu.br).

Alunos terão disponíveis a formação técnica em Farmácia que está com inscrições abertas na UnianDivulgação

IBMR oferece 160 chances no Catete

O Centro Universitário IBMR oferece 160 vagas em quatro áreas. São elas: análises químicas; massoterapia; análises clínicas e cuidados de idosos. Com duração mínima de um ano, as aulas estão previstas para começar dia 10 de abril na unidade Catete da instituição. “Os cursos técnicos do IBMR são uma grande oportunidade para quem precisa de profissionalização e ingresso no mercado de trabalho a curto prazo. Eles reúnem uma série de informações objetivas sobre determinada atividade, aliando teoria e prática”, afirma a diretora acadêmica do IBMR, Lívia Lacerda. Mais informações pelo site www.ibmr.br/pronatec/

Tome nota

Estácio - Automação industrial, desenho de construção civil, edificações, enfermagem e estética estão entre os 25 cursos da Estácio. A universidade oferece 29.840 vagas em suas 21 unidades no estado. Material didático sem custo, orientação de carreira, central de estágio e portal de vagas estão entre as vantagens oferecidas pela instituição. Mais informações: https://portal.estacio.br/pronatec.aspx.

Unian - O Centro Universitário Anhanguera de Niterói (UNIAN) está com 19 cursos técnicos nas áreas de saúde, informática, meio ambiente e construção. São 2.360 vagas oferecidas pela unidade. “É uma grande iniciativa do governo federal visto que, até então, algumas pessoas não tinham a menor condição de fazer um curso profissionalizante e hoje poderão fazê-lo em instituições de renome, totalmente gratuitos. Esses cursos proporcionarão também um aumento significativo na mão de obra qualificada em nosso nosso país”, diz Vicente Vitola, reitor da Unian.

Emprego - De acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), a formação técnica garantiu emprego para mais de 400 mil pessoas entre 2009 e 2012 no país. “O Pronatec visa qualificar profissionais para o mercado, impulsionando ainda mais a economia brasileira”, afirma o reitor da Unian. Outras informações em www.anhanguera.com/pronatec.

Últimas de _legado_Notícia