Cidade tem maratona de shows gratuitos neste domingo

Mais de 80 músicos se apresentam em praças, trem , barca e VLT para celebrar Dia do Choro

Por O Dia

Rio - Da Zona Norte ao Centro da cidade, nas ruas do Rio, em barca, no trem ou no VLT. O Dia Nacional do Choro será comemorado em grande estilo neste domingo — dia do aniversário de Pixinguinha, que completaria 120 anos —, com uma maratona de shows, dezenas de músicos e muitas horas de atrações gratuitas. Na ocasião também será comemorado o centenário da canção ‘Carinhoso’, de Pixinguinha e João de Barro.

Time de músicos que se apresentam no Dia do ChoroDivulgação

Na Central do Brasil, às 9h, será a concentração para o tradicional Trem do Choro, que terá sua quinta edição. Às 10h50, o trem especial partirá da Central levando músicos com destino às estações de Olaria e Penha Circular (ramal Saracuruna). Para embalar o passeio, os grupos Choro Samba & Cia, Choro Suburbano, Regional Ernesto no Choro, Josias Nunes e os Chorões e Peixin Budega se dividirão em cada vagão.

Ao meio-dia, na Penha Circular, os músicos realizam a primeira Carreata do Choro a São Jorge e Pixinguinha até a Lona Cultural João Bosco, em Vista Alegre, onde haverá shows das 13h até as 22h.

Já a Barca do Choro terá concentração às 14h (com saída às 14h30 e passagem a R$ 5,90) e sairá de Paquetá com destino ao Rio de Janeiro. Na mesma hora de concentração e saída, na estação Rodoviária, uma roda de choro com o grupo Os Matutos anima o VLT do Choro.

Ainda às 14h30, acontecem o show ‘Pixinguinha para Crianças’, com a roda de choro do Cordão do Boitatá, e o Choro na Rua, na Rua do Ouvidor (em frente à Livraria Folha Seca), que terá a participação de Zé da Velha e Silvério Pontes.

Simultaneamente, no Largo da Carioca, professores e alunos da Escola Portátil de Música dão início a uma a roda de choro, que também terá bandão e coral com grandes sucessos de Pixinguinha. Entre os convidados estão Nina Wirtti, Pedro Miranda e Pedro Paulo Malta.

Ainda no domingo, às 19h, o Instituto Moreira Salles celebra Pixinguinha com show dos músicos Nailor Proveta, Cristóvão Bastos e Áurea Martins. O evento ainda marca o lançamento do site www.pixinguinha.com.br, com documentos, fotos e partituras do compositor.

Serviço

TREM DO CHORO Praça Cristiano Ottoni s/nº, Centro. Dom, concentração às 9h, saída às 10h50.

BARCA DO CHORO (passagem a R$ 5,90). Pça. Pintor Pedro Bruno, Ilha de Paquetá. Dom, concentração às 14h, saída às 14h30.

VLT DO CHORO. Av. Francisco Bicalho 1, Santo Cristo. Dom, concentra às 14h, saída às 14h30. 

PIXINGUINHA PARA CRIANÇAS. Praça 15 s/nº, Centro. Dom, às 14h30.

CHORO NA RUA. Rua do Ouvidor, em frente à Livraria Folha Seca, Centro. Dom, às 14h30.

RODA DE CHORO. Largo da Carioca s/n°, Carioca. Dom, às 14h30 e às 17h30h.

LONA CULTURAL JOÃO BOSCO. Av. São Félix 601, Vista Alegre. Dom, das 13h às 22h.

INSTITUTO MOREIRA SALLES. Rua Marquês de São Vicente 476, Gávea. Dom, às 19h. 

Últimas de Diversão