Roma é a primeira cidade candidata a ser sede dos Jogos Olímpicos de 2024

Candidatura foi confirmada pelo primeiro ministro da Itália

Por O Dia

Itália - Os Jogos Olímpicos de 2024 já têm uma cidade candidata. Trata-se de Roma. O anúncio oficial ocorreu pelo primeiro-ministro italiano Matteo Renzi durante uma cerimônia que acontece no país europeu para a entrega de prêmios dos melhores esportistas do ano.

Roma é candidata aos Jogos Olímpicos de 2024Alessia Pierdomenico / Reuters

"O governo italiano está pronto para fazer a sua parte para um projeto que não é exagero, não é feito só de grandes sonhos de infra-estrutura, mas de gente grande. Vamos aumentar a gama para tornar o projeto crível e bem-sucedida", afirmou.

A capital italiana deverá ter a ajuda de outras cidades como como Florença, Nápoles e Sardenha. O Comitê Olímpico Internacional (COI) aprovou recentemente novas regras que permitem a autorização de candidaturas conjuntas de cidades ou países para sediar os eventos a partir do ano de 2024. Os Jogos de 2016 serão no Rio de Janeiro e os de 2020 em Tóquio, no Japão.

As rivais da cidade italiana para receber o evento podem incluir Berlim/Hamburgo, Paris, Budapeste, Kiev, Doha, Istambul e cidades dos Estados Unidos e África. O processo de seleção da escolha da sede dos Jogos de 2024 vai ser longo e só vai terminar em 2017. O anúncio será feito em Lima, no Peru.