Campeões e altitude: Botafogo não vai ter moleza no Grupo 2 da Libertadores

San Lorenzo, Independiente del Valle e Unión Española são os rivais do Glorioso a partir de terça-feira

Por victor.abreu

Rio - Depois da classificação, é hora do Botafogo começar a pensar nos adversários que terá pela frente no Grupo 2 da Copa Libertadores. O Alvinegro não terá moleza contra San Lorenzo, Independente del Valle e Unión Española: dois campeões nacionais e um jogo na altitude de 2.500 metros de Sangolquí, no Equador, aguardam o Glorioso.

Time argentino joga com caldeirão do 'Nuevo Gasometro' a favor Reprodução Internet

O Botafogo nem sequer vai ter tempo de comemorar a classificação. Nesta terça-feira, o Alvinegro recebe o San Lorenzo, às 20h, no Maracanã. O time argentino joga atualmente o futebol mais eficiente do país vizinho e ainda é o atual campeão do torneio Apertura.

O elenco do San Lorenzo é recheado de jogadores qualificados e rodados: Leandro Romagnoli (meia, ex-Sporting-POR), Ignacio Piatti (meia, passagem pelo futebol italiano e francês), Martín Cauteruccio (atacante, ex-Nacional-URU), Cristian Álvarez (goleiro, ex-Espanyol-ESP), Carlos Valdés (zagueiro da seleção colombiana), Mauro Cetto (zagueiro, passou 13 temporadas atuando no futebol europeu) e Néstor Ortigoza (meia da seleção paraguaia). O time é comandado por Bernardo Romeo, ex-atacante. Todos eles, é claro, com a bênção do Papa Francisco, torcedor ilustre do Azul-grená de Buenos Aires.

Com 28 mil lugares, o estádio Santa Laura é um trunfo dos chilenosReprodução Internet

A joia do San Lorenzo é o meia Ángel Correa, de 18 anos. Pelo garoto, o time argentino já recebeu sondagens do Atlético de Madri, Real Madrid, Valencia, Juventus, Benfica e Dnipro-UCR. Em entrevista ao diário argentino "Olé", o presidente do San Lorenzo disse que o jovem talento só sai depois de jogar a Copa Libertadores. Mauro Matos, atacante de 31 anos, foi anunciado como reforço nesta semana.

Junior Sornoza tem passagens pela seleção equatorianaReprodução Internet

Depois do San Lorenzo, é a vez do Alvinegro pegar o Unión Española, do Chile. O time é o atual campeão da Supertaça Chilena e do Campeonato Nacional. Com média de idade de 24 anos, os chilenos possuem apenas quatro jogadores com mais de 30 anos: Diego Scotti (meia), Gustavo Canales (atacante), Sebastián Miranda (zagueiro) e Gonzalo Villagra (meia). Um conhecido da torcida vascaína está no Unión. Trata-se de Matías Abelairas, que passou pelo clube sem deixar saudade, em 2012. O acanhado estádio Santa Laura, em Santiago, com capacidade para pouco mais de 28 mil pessoas, é a casa do Unión Española.

Fechando o grupo, o Botafogo sobe 2.500 metros para pegar o Independente del Valle do Equador. O time está localizado em Sangolquí, cidade a 10 km de Quito. Com boa parte do elenco oriunda das categorias de base, os equatorianos fizeram boa campanha no Campeonato Nacional de 2013, ficando em segundo lugar. Daniel Angulo e Junior Sornoza foram os artilheiros da campanha que levou o time à Libertadores. Por lá, Balbuena (ex-Corinthians) e Nico Martínez (ex-Juventude) já passaram pelo futebol brasileiro.

A dúvida sobre os equatorianos fica quanto ao estádio que será utilizado pelo time na Libertadores. O Estádio de Rumiñahui, casa do Independiente, tem capacidade para apenas 7.500 torcedores. Caso opte por um estádio maior, o Olímpico Atahualpa, casa do Deportivo Quito, deve ser o escolhido por conta da proximidade. 

DataHorárioLocalAdversário
Terça, 11/02 20hMaracanãSan Lorenzo
Quarta, 26/0219h 45minSanta LauraUnión Española
Quarta, 12/0319h 45minRumiñahui ou Estádio Olímpico AtahualpaIndependiente del Valle
Terça, 18/03horário a definirMaracanãIndependiente del Valle
Quarta, 02/04horário a definirMaracanãUnión Española
Quarta, 09/0419h 45minEstádio Pedro Bidegaín 'Nuevo Gasómetro' San Lorenzo