Sadiq Khan se torna primeiro prefeito muçulmano de Londres

Trabalhista irá substituir o conservador Boris Johnson, que comandou a metrópole durante oito anos

Por O Dia

Londres - Londres elegeu o primeiro prefeito muçulmano de uma capital de país da União Europeia. Sadiq Khan, filho de um motorista de ônibus e de uma costureira, ambos paquistaneses que emigraram para o Reino Unido, venceu as eleições realizadas na quinta-feira. O resultado confirmado ontem mostrou que Khan, do Partido Trabalhista, derrotou o principal rival, o conservador Zac Goldsmith, por 56,8% a 43,2% dos votos. A campanha foi marcada por acusações de racismo e o adversário chegou a acusar Khan de acobertar extremistas islâmicos.


Sadiq Khan recuperou para o Partido Trabalhista, o controle da principal cidade do Reino Unido após oito anos. Ele substituirá Boris Johnson, do Partido Conservador. “Nunca sonhei que alguém como eu poderia ser eleito prefeito de Londres. Agradeço a cada londrino que ajudou a tornar possível o impossível”, disse Khan em seu discurso de agradecimento após o anúncio da vitória, completando: “Quero que todos tenham as oportunidades que esta cidade deu à minha família.”


Sadiq Khan posa ao lado da esposa%2C Saadiya%2C após as eleiçõesEfe

O triunfo de Khan foi uma alegria em uma jornada difícil para os trabalhistas. A sigla apareceu em terceiro na Escócia, onde já foi a maior força.Os eleitores da Escócia castigaram o Partido Trabalhista, segundo os primeiros resultados divulgados ontem, depois das eleições regionais e locais celebradas na quinta-feira. A votação mostrou diferenças no ânimo da população do Reino Unido.


A disputa eleitoral mostrou a complexidade da política no Reino Unido, onde em 23 de junho os eleitores decidirão se desejam ou não seguir na União Europeia. A força do líder trabalhista, Jeremy Corbyn, é submetida a um importante teste, nas primeiras eleições nacionais desde sua chegada ao posto. O Partido Conservador liderará a oposição ali. 

Últimas de _legado_Mundo e Ciência