No restaurante Noi tem prato que vale mais do que pesa

Risoto de Centolla e caranguejo gigante são alguns deles

Por O Dia

Niterói - Em março deste ano fui fazer uma matéria com o fotógrafo Carlo Wrede, no Jardim Icaraí, e ele me pediu para conhecer a cervejaria Noi. A casa de São Francisco tinha acabado de inaugurar em novo endereço e lá fomos nós.

O chef Fabiano Medeiros prepara pratos sofisticados como o Risoto de Centolla para servir no bufê a pesoDaniel Castelo Branco / Agência O Dia

Consumimos dois chopes cada um e uma porção de pastel, mas quando veio a conta me assustei com o valor. Wrede, que é um lorde, nada comentou, mas eu pensei: aqui não dá para voltar. A crise já se desenhava, mas ainda não queríamos acreditar...

Mas, há pouco tempo, meio ao acaso, fui parar no Noi e descobri que eles têm um bufê muito legal lá no fundo. É pequeno, mas com pratos bem sofisticados servidos no peso. Gostei da opção!

Conheci um talharim de palmito com molho de camarão delicioso. Ele é feito com a pupunha, que vem direto de Angra do Reis. O município investiu bastante nesse plantio como alternativa à extração ilegal do palmito juçara e hoje é o maior produtor do estado.

E o Risoto de Centolla! O caranguejo gigante — o tamanho do bicho impressiona — vive apenas nas profundezas dos gelados mares do sul do Chile e custa uma pequena fortuna, mas no peso fica bacana. Provei acompanhado de um polvo na textura exata.

O restaurante de São Francisco foi o primeiro do grupo e isso já tem sete anos, veio antes mesmo da cervejaria, que só inaugurou em 2011 e hoje é um sucesso crescente. Naquele tempo, eles ainda vendiam uma cerveja de Volta Redonda. 

O gaúcho Paulo Cesar Grando, que veio para Niterói há 28 anos trabalhar no antigo Rincão Gaúcho é, hoje, um dos sócios do grupo Noi. É ele quem garante: “Cuidamos para que os pratos do bufê tenham sempre sabores personalizados”.

O chef paraibano Fabiano Medeiros, cria da casa, é quem cuida das receitas elaboradas. O cardápio muda sempre, mas se a gente quiser um prato que não esteja no bufê daquele dia, pode pedir para fazer na hora. Os frutos do mar são uma boa opção. Experimentei ainda um excelente ravioli de peras com nozes.

Perguntei ao empresário Paulo César Grando se ele acha que um dia a Noi poderá ser vendida para uma das grandes cervejarias como costuma acontecer nesse mercado. Ele me respondeu com reticências. “Tudo no mundo tem seu preço...” E, mais adiante, revelou que a Noi está para lançar uma nova cerveja especial, a Barbara, “mas todo o resto é segredo de estado”, avisa.

Talharim de Palmito com Camarão é sucessoDaniel Castelo Branco / Agência O Dia

AULA COM ZELA BRUM

Esse mês, o atelier gastronômico Lagareiro vai fazer duas belas aulas com a super chef Zela Brum. No sábado, dia 17, das 9h30 às 12h30, tem a Oficina de Massas, que já é um sucesso. E se você deseja descobrir como é realmente trabalhar uma alcachofra para fazer naquele jantarzinho bacana, a chef vai desvendar os segredos da iguaria no dia 21, quarta, das 19h30 às 21h30. Rua Tavares de Macedo 143. Agende nos telefones 2704-0524 ou 98807-1323.

COZIDO À VONTADE

O Torna Pub Gastronômico, no Jardim Icaraí, agora, faz um delicioso cozido no bufê do almoço de sábado, de 12h às 15h. Pode-se comer à vontade por um preço único de R$ 60,65. O cozido é preparado com legumes, verduras e diversas carnes à moda portuguesa e com o toque especial do chef Federico Tagliabue. Rua 5 de Julho 305. Tel.: 3629-1556.

CORRENTE DO BEM

Para o Dia das Crianças, os restaurantes do Grupo Paludo — Queen Jardim, Queen São Francisco, Família Paludo e Paludo Gourmet —, estão recebendo até terça-feira, doações de brinquedos novos para duas creches comunitárias: Dom Orione, em São Francisco; e a Semeando o Futuro, em São Gonçalo. São 225 crianças de 2 a 6 anos. Vamos lá, gente! Vale ajudar nessa campanha.

HOJE É DIA DO BARMAN

Para comemorar, o Spicy vai fazer uma noite de drinques especialmente preparados pelo querido Belchior, o bartender da casa. A partir das 19h, três deles terão preços promocionais durante a noite toda: El Luchador Son, Hullman e F#@*%ing Hot. Rua Leandro Motta 148, Jardim Icaraí. Tel.: 2610-5857.

UM FELIZ ANIVERSÁRIO

O Espaço 29 completa três aninhos este mês e promete muita comemoração. Na próxima sexta, dia 9, tem show do Marvio Ciribelli Trio, a partir das 20h30. No dia 15, é a vez do Corujão da Poesia com bolo poético da chef Lívia Ramos. Também tem Cardápio da Primavera com três opções de pratos. E a casa agora abre seu espaço para eventos e charmosos Mini Weddings. Rua Cel. Moreira 29, Icaraí. Tel:. 3628-0093.

Coluna de Suzana Blass

Últimas de _legado_Niterói