Ministros e cidadãos contra mosquitos

Dilma convoca equipe do governo e população para combater o agente transmissor da dengue e da Zika

Por O Dia

Rio - De manhã, a presidente Dilma pediu ajuda da população para combater o Aedes aegypti. De noite, ela fez uma reunião ministerial de emergência para avaliar os estragos provocados pelo mosquito. “A gente só vai conseguir sair vitorioso se a população se engajar. Por mais esforços que façamos, sempre é possível ter água parada que nós não vimos. Daí, quem tem mil olhos? A população”, afirmou a presidente em discurso no Recife (PE). “Enquanto não temos a vacina e não podemos fazer um combate mais agressivo ao mosquito, a população pode ajudar diminuir as as condições de reprodução do mosquito”, completou a presidente.

De volta à Brasília, a presidente modifcou sua agenda e convocou os ministros da Saúde, Marcelo Castro, e da Integração Nacional, Gilberto Occhi, para analisar a epidemia e traçar os próximos passos no enfrentamento ao mosquito. O Aedes transmite os vírus da dengue, da febre chikungunya e da Zika - doença responsável pelo aumento dos casos de microcefalia no país.

A reunião ministerial não constava na agenda de Dilma e começou por volta de 17h30, no Palácio da Alvorada, em Brasília, com a alta cúpula política do govero - também participaram do encontro os ministros da Casa Civil, Jaques Wagner, e da Defesa, Aldo Rebelo, além do secretário nacional da Defesa Civil, do general Adriano Pereira Júnior, do comandante do Exército, general Eduardo Villas Bôas, e de técnicos do governo.

O Ministério da Saúde divulgou na quarta-feira o último boletim epidemiológico sobre a microcefalia. Os números são assustadores. Nos últimos quatro meses, foram registrados 3.893 casos suspeitos de microcefalia em 764 municípios de 21 estados. O Nordeste lidera o número de casos, concentrando aproximadamente 90% das notificações, enuqnato o Sudeste registra 6%.

Diante da epidemia de microcefalia, o governo federal criou, em novembro de 2015, um grupo de trabalho interministerial para tratar das parcerias com estados e municípios no combate ao Aedes.

Últimas de _legado_Brasil