Taxa de desemprego aumenta na região metropolitana de São Paulo

Em 12 meses, a taxa média de desemprego no encerramento de 2014 chega a 10,8%, contra 10,4% em dezembro de 2013

Por O Dia

São Paulo - A taxa de desemprego na região metropolitana de São Paulo aumentou de 9,8%, em novembro, para 9,9% em dezembro, de acordo com a Pesquisa de Emprego e Desemprego da Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Fundação Seade) e do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese).

Taxa de desemprego aumenta na região metropolitana de São PauloMarcello Casal Jr. / Agência Brasil

Em 12 meses, a taxa média de desemprego no encerramento de 2014 chega a 10,8%, contra 10,4% em dezembro do ano anterior. De acordo com o coordenador de Análise da Fundação Seade, Alexandre Loloian, essa comparação é mais apropriada, porque ser refere a um horizonte mais amplo, no qual houve aumento do desemprego na Grande São Paulo em nove dos 12 meses analisados.

O contingente de desempregados foi calculado em 1,073 milhão de pessoas pela pesquisa Seade/Dieese. Esse número é decorrente da redução da população economicamente ativa (PEA) em 0,7%, com 80 mil pessoas deixando o mercado de trabalho e de uma queda do nível de ocupação, que eliminou 83 mil postos de trabalho, o que corresponde a uma queda de 0,8%.

Últimas de _legado_Economia