Primeiro-ministro do Reino Unido não irá aos Jogos Olímpicos de Sochi

David Cameron, ativista dos direitos homossexuais, disse, através de seu porta-voz, que decisão foi por motivos 'de agenda'

Por O Dia

Reino Unido - O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, não irá aos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, na Rússia, que acontece mês que vem, confirmou nesta quarta-feira o governo do Reino Unido.

Um porta-voz oficial de Downing Street, residência e escritório do chefe do executivo britânico, especificou que essa decisão é por motivos "de agenda" do líder.

Ativistas pelos direitos dos homossexuais pediram que Cameron boicotasse os Jogos de Sochi como protesto à aprovação pelo governo de Vladimir Putin de leis que proíbem a "propaganda" gay. O comunicado da ausência do premiê foi divulgado pouco tempo depois.

Em julho de 2012, o presidente russo viajou para Londres para acompanhar junto com o chefe do executivo britânico os torneios de judô durante os Jogos Olímpicos realizados na capital britânica.

O primeiro-ministro britânico David CameronReuters

O porta-voz de Cameron informou que não é uma prática habitual um primeiro-ministro assistir aos Jogos Olímpicos de Inverno. "Não estou familiarizado com a última vez que um primeiro-ministro assistiu aos Jogos de Inverno", disse.

A representação política do Reino Unido em Sochi recairá na ministra britânica de Cultura, Maria Miller, na secretária de Estado de Esporte, Helen Grant, e na princesa Ana, presidente do Comitê Olímpico Britânico.

Perguntado se Miller aproveitará a visita para colocar o tema da igualdade homossexual em pauta, o porta-voz disse que "a forma como o governo britânico, incluindo o primeiro-ministro, aborda uma série de assuntos, como os temas de direitos humanos e individuais,continuará sendo a mesma com o governo russo".

Segundo a imprensa do Reino Unido, as autoridades britânicas informaram ontem formalmente à Rússia que Cameron não irá aos Jogos de Sochi, que acontecem de 7 a 23 de fevereiro na cidade russa.


Últimas de _legado_Mundo e Ciência