Restaurantes poderão ser obrigados a ter nutricionista

Segundo Projeto de Lei, profissional possibilitaria mais opções saudáveis aos clientes

Por O Dia

Rio - Restaurantes e lanchonetes de todo o país poderão ser obrigados a contratar nutricionistas. A ideia é que os profissionais analisem a qualidade dos pratos servidos e garantam alimentação saudável aos clientes. A mudança faz parte do Projeto de Lei (PL) 4300/2012 que está na Câmara dos Deputados.

De acordo com a proposta do deputado Assis Melo (PCdoB-RS), estabelecimentos comerciais e não comerciais que preparem e forneçam alimentos prontos, e que produzam mais de 50 refeições por dia, só poderão funcionar com a supervisão técnica de um nutricionista. Este profissional deverá supervisionar o preparo da comida, e coordenar a seleção dos produtos, sua manipulação e preparo. Outra função é promover a educação alimentar dos clientes.

“Seguindo tendência mundial, o brasileiro vem experimentando mudanças de hábitos com prejuízos à qualidade da alimentação, tanto em casa quanto na rua”, disse o parlamentar.

Nutricionista do Hospital de Clínicas de Padre Miguel, Caroline Dias Pereira aprova o PL. Segundo ela, o profissional tem habilidade não só para montar uma dieta saudável, mas também para verificar a qualidade do alimento e evitar desperdícios.

“O nutricionista consegue avaliar se o alimento está ou não bem armazenado e qual é a melhor forma de preparo. Isso é bom para o consumidor, mas também pode aumentar a credibilidade do restaurante”, aponta.

Caroline acrescenta ainda que a ‘desculpa’ de muitos para não comer salada pode perder o sentido com a aprovação do projeto. “O nutricionista no restaurante será a garantia de que itens como o alface serão limpos adequadamente”, declara. O texto está na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio.

Coma primeiro as saladas

Caroline recomenda que, no restaurante self-service, o prato seja preenchido primeiro por saladas. Depois, entram os pratos quentes. “A salada tem fibra e deixará a pessoa satisfeita. Mas é fundamental comer alimentos de todos os grupos, como cereais e proteínas”. A nutricionista acrescenta que alimentos gordurosos devem ser exceção na dieta — apenas em festas, por exemplo. “Infelizmente, acontece a inversão e as pessoas querem comer gordura todo dia”.

Segundo o Ministério da Saúde, 50,8% dos brasileiros estão acima do peso. Desses, 17,5% são obesos. E só 23% seguem a indicação da OMS de comer cinco porções de frutas e hortaliças ao dia.

Últimas de _legado_Mundo e Ciência