Estudantes aprendem a ter prudência no trânsito em cidade cinematográfica

Transitópolis, do programa Criança Viva, permite simulações de diversas situações, como a travessia na faixa e em passarelas

Por O Dia

Rio - Uma cidade cenográfica na Baixada Fluminense vem ajudando crianças a serem pedestres mais prudentes. A atração, chamada de Transitópolis, fica em Mesquita e, durante as visitações, os estudantes podem simular várias situações no trânsito, que as auxiliam a se deslocar com mais segurança.

Em Transitópolis, instrutores treinam crianças a usarem sempre faixa de pedestres Divulgação

Transitópolis integra o projeto Criança Viva, desenvolvido pela TransÔnibus (sindicato de empresas de ônibus da Baixada). O município fictício conta com toda uma estrutura de uma cidade de verdade: possui escola, hospital, lanchonete, praça, além de passarela e faixa para travessia de pedestres. Ao todo, mais de 124 mil pessoas já passaram pelo empreendimento, onde são ministradas aulas há 18 anos. Em 1997, a iniciativa recebeu o prêmio Volvo de Segurança.

Gestoras de escolas que já participaram da atividade relatam que a visita ao espaço tem surtido efeitos positivos. "É um momento que condiz com a realidade da criança, então os alunos ficaram empolgados e absorvem bastante conhecimento", contou a diretora geral da Escola Municipal Professor Priscíla Bouças Villa Nova, Maria José de Andrade Mariano.

Em 18 anos, o Criança Viva já recebeu mais de 124 mil visitantes Divulgação

Na Escola Municipal Professor Ruy Afrânio Peixoto, a diretora Lucia Maria Ribeiro também elogiou a experiência."As orientações foram ótimas. Com aquele aprendizado, acredito que formamos pequenos agentes multiplicadores", orgulha-se a docente, que teve um aluno da instituição premiado por uma redação sobre o assunto.

Últimas de _legado_O Dia no Coletivo