São Pedro ganha festa em Niterói

Bairro Jurujuba tem missa e procissão marítima para padroeiro dos pescadores

Por O Dia

Roi - Neste domingo foi dia de festejar o santo padroeiro dos pescadores: São Pedro. No bairro Jurujuba, em Niterói, a comemoração começou às 5h e foi até meia-noite. Às 9h, foi celebrada a Santa Missa, seguida da tradicional procissão marítima pela Baía de Guanabara.

A alvorada aconteceu às 5h, na Paróquia de São Pedro, e, logo após, foi a vez da primeira missa do dia, às 6h. Às 9h, cerca de 500 pessoas, entre elas o prefeito da cidade, Rodrigo Neves (PT-RJ), participaram da missa campal celebrada pelo arcebispo de Niterói, Dom José Francisco Rezende. Por volta das 10h30, dezenas de barcos decorados seguiram em procissão pela Baía de Guanabara. Uma das embarcações foi escolhida para levar a imagem do santo.

A tradicional procissão marítima em homenagem a São Pedro%2C padroeiro dos pescadores%2C saiu de NiteróiSeverino Silva / Agência O Dia

“A festa é muito importante para Jurujuba, pois São Pedro, assim como muitos da região, era pescador. Moro aqui há nove anos e minha devoção aumentou participando das comemorações”, disse a professora Enilde Camelo, 25 anos.

Membro do Fórum de Pescadores da Baía de Guanabara, Moreno Pescador aproveitou a festa para protestar contra o leilão do pré-sal e contra a poluição da Baía. “A Petrobras está prejudicando a nossa pesca”, reclamou.

O dia dedicado ao santo teve outras missas ao longo da tarde e terminou com shows católicos e com a tradicional queima do quadro de São Pedro, à meia-noite. A festa começou no dia 27.

Últimas de Rio De Janeiro