Padre Omar: A simplicidade pode ser gloriosa

Eu quero enxergar o grandioso que sempre está oculto no simples, a felicidade que Deus sonhou para mim. E você?

Por O Dia

Rio - Feliz ano novo! É o que queremos para nós e desejamos a quem amamos. Nossos corações estão cheios de esperança porque 2015 está iniciando e temos inúmeras oportunidades para vivê-lo melhor do que, talvez, tenhamos conseguido em 2014, não é verdade? Nossos sonhos e desejos estão mais pulsantes do que em qualquer outro momento, porque aspiramos às coisas grandiosas.

Por isso, a liturgia deste domingo vem nos lembrar de que o grandioso sempre está oculto no que é simples. A Igreja celebra a Epifania do Senhor, ou seja, a manifestação de Deus ao mundo. Mas de que forma Ele se manifestou? Os homens daquela época aguardavam pela vinda do Messias, aquele que iria salvar o povo de Israel, mas o imaginavam cercado de glórias humanas.

Certamente foi uma grande surpresa para os reis magos verem a estrela parar sobre uma estrebaria, e poderem adorar o menino Jesus, em meio a toda aquela simplicidade, em Belém, que, por sinal, era uma cidadezinha sem importância e sem vulto histórico até então.

Um menino indefeso, nascido de uma mulher — exatamente como eu e você —,numa estrebaria, em meio aos animais, à luz da estrela, ser o Rei dos reis, Senhor dos senhores, Salvador do Mundo, Luz das nações? Que vinda gloriosamente simples! Aquele que se manifestou ao mundo com essa pequenez grandiosa nos convida a descobrir a grandiosidade das coisas simples do nosso dia a dia, fontes da verdadeira felicidade... 

Afinal, naquela estrebaria havia apenas uma família reunida e outras pessoas se aproximavam para participar da alegria dela, plena de paz e esperança... Será que sua felicidade não está também na boa convivência com o seu núcleo familiar? Um pouco mais afastada da sua vida profissional e do stress cotidiano? Pense nisso! 

Eu quero enxergar o grandioso que sempre está oculto no simples, a felicidade que Deus sonhou para mim. E você?

Padre Omar é o Reitor do Santuário do Cristo Redentor do Corcovado. Faça perguntas ao Padre Omar pelo e-mail padreomar@padreomar.com. Acesse também www.padreomar.com e www.facebook.com/padreomarraposo

Últimas de Rio De Janeiro