Provas do CAp-Uerj e Colégio Militar no mesmo horário revoltam até os pais

Ambas serão realizadas no próximo dia 8, às 9h30

Por felipe.martins , felipe.martins

Rio - Mães de candidatos às vagas do Colégio de Aplicação da Uerj (CAp-Uerj) e do Colégio Militar do Rio planejam recorrer à Justiça contra o CAp-Uerj. É que a instituição marcou a prova de ingresso de novos alunos para o mesmo dia e hora da segunda estapa do exame do Colégio Militar. Ambas serão realizadas no próximo dia 8, às 9h30. Segundo elas, o CAp só avisou a hora na semana passada pelo cartão de confirmação da prova, quando os pais já haviam feito as duas inscrições. A do Colégio Militar custou R$ 90 e a do CAp, R$ 95. A direção do CAp-Uerj informou que não mudará.

Responsáveis vão recorrer à Justiça%2C mas escola diz que não vai mudarAndré Mourão / Agência O Dia

O CAp-Uerj disponibilizou 60 vagas para o 1º ano e 60 para o 6º ano. Indignadas porque os filhos terão menos chance de vaga em escola federal, já que terão que optar por uma das duas unidades, elas fizeram, ontem, um protesto na porta da Uerj, em Vila Isabel. Antes, mandaram ofício à reitoria pedindo explicações e mudança no horário, mas, dizem que não tiveram resposta. Segundo Camila Pureza, mãe de Maria Eduarda Pureza, o CAp são 126 candidatos por vaga. Já para a segunda etapa do Colégio Militar a menina vai disputar uma das 40 vagas com mais de cem alunos.

“As outras crianças estão estudando demais”, reclamou Camila, mãe de Maria Eduarda Pureza, 10 anos. Ela contou que, mesmo sabendo que as provas seriam no mesmo dia, achava que os horários não bateriam. Gilmara Batista da Cruz Ferreira, mãe de Mayra Batista da Cruz Ferreira, também reclamou. “As crianças estão preocupadas. Vamos entrar na Justiça porque agiram de má fé.”

A vice-diretora do CAp-Uerj, Maria Beatriz Dias, afirmou que a data foi informada às outras instituições federais de ensino. “Não tivemos retorno de nenhuma questionando a data. Entendemos a posição dos pais, mas não tem como mudar.”

Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia