Procon autua 17 autoescolas por ausência do Simulador de Direção

Todos os estabelecimentos autuados receberam um prazo de 30 dias para sanar esta irregularidade

Por O Dia

Rio - O Procon Estadual vistoriou, nesta quarta-feira, autoescolas localizadas em bairros das Zonas Norte e Oeste do Estado. Do total, 17 foram autuadas por um problema em comum: a ausência do Simulador de Direção Veicular ou de comprovação de que os alunos utilizassem de modo compartilhado o simulador de outro estabelecimento. Todos os estabelecimentos autuados receberam um prazo de 30 dias para sanar esta irregularidade.

As autoescolas de todo o país tiveram até 31 de dezembro de 2015 para se adaptar a Resolução n° 543 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), órgão do Ministério das Cidades, que determina a obrigatoriedade do Simulador de Direção Veicular para aulas de direção. A resolução foi publicada em 15 de julho de 2015. Pela norma, a partir do dia 1° de janeiro deste ano, o candidato à obtenção de carteira de motorista somente poderá prestar o exame prático de direção após cumprir cinco horas/aula de utilização do simulador.

Somente quatro estabelecimentos vistoriados possuíam o equipamento e estavam em dia com as demais determinações legais. São elas: Auto Escola Freguesia (Estrada Três Rios, 1087); Auto Escola São Luiz (Av. Democráticos, 1660 – Bonsucesso); Auto Escola Shalom (R. Filomena Nunes, 1218 – Olaria) e Auto Escola Farani (Rua Baturité, 34 – Bonsucesso).

Últimas de Rio De Janeiro