Site de matrículas para rede estadual sai de novo do ar

Portal teve mesmo erro da última semana, quando Secretaria de Estado de Educação prorrogou prazo das inscrições

Por O Dia

Rio - Quem tentou se inscrever na segunda fase do programa Matrícula Fácil, da rede estadual de educação, voltou a ter dificuldades no Rio. O site em que a inscrição é feita ficou fora do ar e o que era para ser prático, por ser feito pela internet, acabou dando dor de cabeça para o candidato. Reprogramado para acontecer nesta quinta-feira e sexta, o sistema não funcionou, como ocorreu na semana passada.

Fátima Cristina Moureiro de Andrade, de 49 anos, moradora de São João de Meriti, tentou inscrever seu filho ontem logo pela manhã e o site não funcionou. Segundo ela, o filho já havia feito a inscrição na primeira fase da matrícula, mas, por um erro pessoal no cadastro, teve que entrar na segunda fase.

“Eu não quero perder a vaga, não tenho condição de pagar colégio particular agora”, disse Fátima. O filho, David Moureiro, 16, vai para o segundo ano do Ensino Médio.

A primeira etapa da segunda fase da matrícula, realizada nos dias 21 e 22 de janeiro, aconteceu normalmente. Na segunda-feira, seria realizada a matrícula para os candidatos que perderam o prazo de inscrição e também para aqueles que não conseguiram a reserva de vagas para rede estadual, mas o site apresentou instabilidade e a matrícula foi adiada para quinta-feira. 

O Proderj informou que trabalhou durante o dia de ontem em caráter emergencial para ativar uma nova versão do sistema da segunda fase da matrícula para os candidatos que perderam o prazo de inscrição e também para aqueles que não conseguiram a reserva de vagas na rede estadual. “O serviço está sendo ajustado para atender à grande demanda”, informou a nota.

Nesta quinta-feira à noite, o Proderj declarou que o sistema havia sido normalizado e que os candidatos podem realizar suas inscrições. Até o fechamento desta edição, Fátima estava tentando e não havia conseguido matricular o filho.

Últimas de Rio De Janeiro