Congresso técnico define jogos estudantis para agosto em Cantagalo

Equipes ganharão uniformes novos e a abertura será na Praça do Santuário do Santíssimo Sacramento

Por O Dia

Cantagalo (Rj) – Em parceria, as secretarias de Turismo e Esportes e de Educação realizaram, na tarde da última quarta-feira, 3 de junho, o congresso técnico dos VII Jogos Estudantis das Escolas de Cantagalo (Jeec), que reúnem estudantes de escolas e colégios das três redes de ensino na cidade – municipal, estadual e particular.

Realizada no auditório da Secretaria Municipal de Educação, no Centro da cidade, a reunião foi comandada pelo assessor de Esportes da Prefeitura, Eurico Miranda da Silva, e pelo diretor de Certames e Lazer, Janílson Meirelles.

Além de tratar de alguns detalhes dos jogos, o encontro também definiu que a competição, que dura uma semana, será realizada na segunda semana de agosto, aproveitando o Dia do Estudante, comemorado em 11 de agosto. “Além disso, em julho, mês em que tradicionalmente são realizados os Jeec, as escolas ainda estão aplicando provas do sistema de recuperação. Em consenso, achamos por bem o mês de agosto”, explicou Eurico Miranda da Silva.

Do congresso técnico, participaram cinco escolas da rede municipal – Elestar Caetano Mendes (Euclidelândia, terceiro distrito), Lameira de Andrade (Centro), Coronel Manoel Marcelino de Paula (São Sebastião do Paraíba, quarto distrito), Maria Bellieni D’Olival (Santo Antônio) e Alberto Augusto Thomaz (Cantelmo). Pela rede estadual, participaram o Ciep 277 - João Nicoláo Filho (Triângulo) e o Colégio Estadual Maria Zulmira Torres (Centro), enquanto que, pela rede particular, estiveram presentes o Colégio Euclides da Cunha e o Centro Educacional de Cantagalo (Ceduc), ambos do Centro da cidade.

Os Jeec foram criados em 2005, mas as edições de 2009 a 2012 não foram realizadas. O retorno da competição aconteceu somente em 2013, já que o prefeito Saulo Gouvea (PT) defende que o esporte é uma grande ferramenta educacional. “Sem falar que as crianças esperam o ano inteiro por esses jogos. Muitas vezes, nós somos parados na rua pelas crianças, que querem saber se haverá Jeec e quando vão ser”, comenta o prefeito.

Saulo Gouvea também adiantou que autorizou a Secretaria de Turismo e Esportes a investir na aquisição de uniformes para a competição. “Queremos padronizar a competição e incentivar essa garotada. Além disso, trata-se de um investimento em educação, pois o rendimento dos alunos melhora bastante com a introdução de esporte. Outra alteração que a gente está pensando é na abertura da competição, que, este ano, deverá ser na Praça Cônego Crescêncio Lanciotti, a Praça do Santuário do Santíssimo Sacramento. Com certeza, vêm novidades por aí”, adiantou o prefeito.

Os Jeec contam com disputas de handebol, vôlei, peteca, futsal, tênis de mesa e atletismo (corridas de 100 metros rasos). As disputas, em cada uma dessas modalidades, ainda são subdivididas por categorias, conforme idade e sexo dos alunos-atletas. As atividades esportivas serão realizadas, conforme o tipo de competição, no Ginásio Poliesportivo José dos Santos Vieira (Rua Euclides da Cunha, s/nº - Centro), no Estádio Acúrcio Torres (Avenida Djalma Beda Coube, s/nº - Triângulo), caso das disputas de atletismo, e no Fraterno Auxílio Cristão (FAC), na Rua Euclides da Cunha, s/nº, no caso das disputas de tênis de mesa.

Os três primeiros colocados de cada categoria e em cada modalidade serão premiados com medalhas simbolizando bronze, prata e ouro. Os campeões dos jogos na contagem geral de pontos também levarão troféus, incluindo os atletas que se destacarem, as escolas com melhor disciplina e a própria torcida. De acordo com as secretarias municipais envolvidas, o objetivo é promover uma maior integração entre as escolas participantes e mobilizar os jovens em práticas esportivas.

Últimas de _legado_O Dia no Estado