Arraiá leva chefs renomados a Ipiabas, no Vale do Café

Evento em distrito de Barra do Piraí conta com feira da roça, artesanato, quadrilha e produtos típicos

Por O Dia

Ipiabas (RJ) - Desta sexta-feira (12)  até domingo (14) acontece o Arraiá de Ipiabas, distrito de Barra do Piraí, no Vale do Café, que terá participação especial da Caravana Gastronômica, coletivo de chefs renomados que levam a gastronomia criativa às cidades do interior em seus food trucks e barraquinhas.

HortaliçaIgor Alecsander

O evento, gratuito, acontece na praça central e terá atividades para toda a família. Além da festa típica, com música e quadrilha, a Feira da Roça será atração à parte, com alimentos orgânicos e naturais, todos produzidos na região por pequenos produtores.

Como parte do projeto de fomento ao turismo sustentável, a exposição conta com peças de artesanato em madeira, crochê e tecido, produzidos por mulheres como fonte de renda alternativa; doces, biscoitos e cachaças produzidas na região, além de mel e plantas nativas.

FoodtruckIgor Alecsander

Para as crianças, haverá exposição de pequenos animais com coelhos, bezerros e aves, brinquedos e muita música, com direito a casamento caipira em homenagem ao Dia dos Namorados e apresentações de quadrilhas convidadas vindas das escolas e instituições da comunidade.

Caravana Gastronômica

Durante o arraiá, a caravana, que tem como missão explorar e compartilhar novos sabores utilizando ingredientes locais, vai preparar receitas que não podiam ter outra inspiração: a culinária caipira.

O Burguertopia, do chef Jimmy MacMannis, vai compor seus hambúrgueres com ingredientes locais. O coletivo do Boteco Chef’s vai oferecer variações de quentes e gelados, servindo caldinhos e frozens. Os craques da Tapiocaria marcam presença e prometem combinações especiais.

Fred Tibau, chef do programa Estrelas, também estará a caráter, preparando iguarias com temperos do Norte. Já o coletivo Canela & Arte vai preparar espetinhos com molhos típicos.

Os food trucks Nômade e Rolando Massinha já preparam o menu e as bandeirinhas. No sábado, às 14h30, a chef Adriana Moreira vai ensinar como se faz pé-de-moleque de chocolate.





Últimas de _legado_O Dia no Estado