Base fixa da Guarda Municipal na praia vai coibir arrastão

Seis agentes vão ficar de plantão na Pedra do Arpoador, de onde podem monitorar para inibir os roubos e os pequenos delitos na orla

Por O Dia

Rio - A Operação Verão da Guarda Municipal adotou mais uma medida para conter infrações na orla do Rio. Agora, seis guardas do Grupamento Tático Móvel (GTM) passam a ficar de plantão no alto da Pedra do Arpoador, com visão privilegiada, a fim de coibir roubos, furtos, arrastões e consumo de drogas no local.

O novo esquema de patrulhamento foi testado semana passada e funcionará diariamente na orlaMarcio Mercante / AG. ODIA

A iniciativa faz parte do Plano de Prevenção Contra Pequenos Delitos e Arrastões, apresentado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) no dia 14 de janeiro. O novo esquema de patrulhamento foi testado semana passada e funcionará diariamente.

“A Guarda já patrulhava a Pedra do Arpoador, mas não tinha uma base fixa com barraca. Como havia muita reclamação de furtos e usuários de drogas, vimos a necessidade de ocupar aquele espaço mantendo uma equipe lá. Nesses primeiros dias, já percebemos que diminuiu os informes de banhistas sobre delitos no local”, afirmou a comandante Tatiana Mendes.

Outras medidas já anunciadas como parte desse plano são o serviço de monitoramento por câmeras e a integração com a Polícia Militar. Os agentes das duas corporações vão atuar por meio de rádios de comunicação na mesma frequência.

Atualmente, a Operação Verão tem 306 guardas em ação na areia, na beira-mar e nos principais acessos à orla — do Flamengo à Barra da Tijuca. Segundo a Guarda Municipal, as novidades permitem que a corporação “dê uma resposta mais efetiva e rápida à população carioca, em especial, no combate a pequenos delitos.”

No último fim de semana, em toda a orla da praia, foram apreendidas cerca de 350 mercadorias e produtos perecíveis vendidos irregularmente. Os guardas também recolheram cinco botijões de gás, quatro fogareiros, quatro caixas de som, cinco churrasqueiras e nove facas.

Últimas de Rio De Janeiro