Light vai combater ligações clandestinas em barraquinhas no Carnaval

Ambulantes devem solicitar ligação festiva de energia, indica companhia

Por O Dia

Rio - A Light está intensificando as operações de combate ao furto de energia durante o perído carnavalesco. Segundo a companhia, um dos alvos das operações são as barraquinhas autorizadas para trabalharem neste período.

Para evitar transtornos, os vendedores autorizados a usar o espaço público no Carnaval devem solicitar uma ligação festiva à Light. Para isso, basta fazer a solicitação em qualquer Agência Comercial com três dias úteis de antecedência à data da ligação. Para mais informações sobre o pedido, o cliente pode acessar o site www.light.com.br.

As ligações clandestinas irregulares para conectar os aparelhos elétricos das barraquinhas, ligar o som do evento e iluminar as ruas provocam sobrecarga da rede elétrica. Para evitar transtornos e acidentes, a empresa verifica as condições da rede e possibilita que as instalações sejam feitas com toda segurança.

A companhia intensificou as operações de combate às ligações clandestinas em diversos pontos da cidade do Rio e em municípios da Baixada Fluminense, aumentando em 30% o seu efetivo de campo. Nas imediações dos desfiles, haverá reforço das equipes técnicas para a retirada dos famosos ‘gatos’.

O ambulante que for trabalhar nos eventos precisa ter autorização da Prefeitura e ter sua ligação festiva paga e efetuada por técnicos da empresa. Caso a Light verifique ligações sem viabilidade técnica de normalização, a energia das barracas será cortada.

Confira outras orientações da Light para curtir o Carnaval com segurança:

- Não lance serpentina metálica na rede elétrica.

- Evite tirar fotos com ‘pau de selfie’ em cima de trio elétrico. O contato com a rede pode ser fatal.

- Não coloque enfeites em postes e muito menos na fiação elétrica.

- Não suba em postes nem em árvores ou marquises que fiquem perto da rede elétrica.  

- Não jogar jato d’água na fiação elétrica. Água é bom condutor de energia e provoca curto-circuito.

- Não soltar fogos de artifício perto da rede elétrica.

- Nunca faça ligação direta na rede elétrica. Fazer gato é crime e coloca sua vida em risco.

- Em caso de fio partido, fique longe dele e avise a Light pelo 0800 021 0196.

- Em caso de qualquer acidente com a rede elétrica, ligue também para o 0800 021 0196.

- Lembre-se: se for viajar, não deixe equipamentos ligados para evitar desperdício de energia, inclusive os que ficam no modo stand by, como computadores e televisores.

Últimas de Rio De Janeiro