Reclamar Adianta: cuidados na matrícula

Fiquem atentos: estabelecimentos de ensino devem divulgar reajustes, o contrato, o valor da anuidade e o número de vagas por sala com 45 dias antes da matrícula

Por O Dia

Rio - Muitas escolas e faculdades já começaram a renovação ou reserva de matrículas (com cobrança de taxas). Fiquem atentos: estabelecimentos de ensino devem divulgar reajustes, o contrato, o valor da anuidade e o número de vagas por sala com 45 dias antes da matrícula.

Muitas escolas cobram uma taxa para a reserva de vaga, e por isso, é necessário ficar atento ao prazo estabelecido pela instituição para sua desistência, com devolução de valores pagos. O valor pago pela reserva deve ser descontado da anuidade.

Cláusulas contratuais com revisão ou reajuste antes de um ano são nulas. Isso se aplica também aos cursos semestrais. Vale para as faculdades. As instituições não podem incluir na relação artigos materiais de uso coletivo, como álcool, flanelas e outros produtos de limpeza. 

RESOLVIDO!

Parabéns para essa equipe incansável na luta pelos nossos direitos e pelo respeito ao cidadão. Na semana passada, após inúmeras tentativas aos canais de atendimento e também a ouvidoria da Nextel, sugeri ao meu marido que registrasse o problema junto à coluna Reclamar Adianta. Em apenas duas horas. Isto mesmo!! Apenas duas horas!!!, recebemos um telefonema da Nextel para resolver o problema.

Andrea Correa, Botafogo.

Equipe agradece.

PAREM AS LIGAÇÕES

Todos os dias recebo ligações inconvenientes da Oi. Não aguento mais. Exijo que parem de me ligar. Não tenho interesse em contratar novos produtos ou serviços desta empresa.

Ilka da Conceição Contente - Centro, Niterói.

A Oi entrou em contato com a cliente em 21/09 e informou que foi registrada solicitação de bloqueio de telemarketing, que entrará em vigor em até 10 dias uteis.

Assessoria de Imprensa da Oi. 

PARCELAMENTO

Fui vítima de propaganda enganosa no site do Walmart. O site informa que a compra pode ser parcelada em até 10 vezes no cartão de crédito, porém no fechamento da compra temos uma surpresa. Só conseguimos parcelar em até 8 vezes.

Anderson de Souza, Santa Teresa - Rio de Janeiro.

O Walmart.com informa que entrou em contato com o Sr. Anderson Albuquerque para prestar os devidos esclarecimentos sobre o caso por ele relatado, bem como confirmar a resolução do caso. A empresa lamenta pelo ocorrido e pede desculpas pelos transtornos causados.

Assessoria de Imprensa Walmart. 

PROBLEMA DE ENERGIA

Há 8 anos uma variação de tensão elétrica impossibilita o uso com eficiência dos equipamentos elétricos e eletrônicos, causando alto consumo e desgaste dos equipamentos. No verão, temos que optar pela geladeira ou ar condicionado.

André Burlady, Realengo - RJ.

A Light instalou equipamento para medir a tensão da energia na Travessa Barão do Trunfo, em Realengo. A empresa acompanhará por sete dias e fará diagnóstico e as ações necessárias. Assessoria de Imprensa Light. 

DÚVIDAS FREQUENTES 

O INSS tem as informações dos vínculos empregatícios de todos os trabalhadores disponíveis no Extrato Previdenciário do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS), que pode ser consultado no site https://meu.inss.gov.br. As informações da Carteira de Trabalho que estiverem no CNIS serão reconhecidas pelo INSS desde que não tenham marca de erro. Quando o vínculo empregatício não constar e a pessoa não possuir a Carteira de Trabalho, é preciso a comprovação, por documentos contemporâneos aos fatos a fim de determinarmos o início e o término das relações de trabalho com as empresas, tais como contrato de trabalho, termo de rescisão contratual, entre outros. Caso seja verificado a insuficiência de documentação, o segurado poderá requerer o processamento da justificação administrativa com testemunhas. Na impossibilidade de apresentação de documento, o trabalhador poderá ainda apresentar declaração do empregador para confirmação pelo INSS.

Últimas de Rio De Janeiro