Em Estágio de Atenção, Rio tem dia chuvoso e com trânsito complicado

Uma ventania foi registrada no Forte de Copacabana no início da manhã. Motoristas penam com lentidão em diversas vias

Por O Dia

Rio - Chove em diversos pontos do Rio nesta terça-feira. Segundo o Climatempo, instabilidades estão passando pelo estado, associadas a uma frente fria que se desloca sob o Espírito Santo. Sendo assim, o céu permanece encoberto e chove fraco a moderado durante todo dia.

Os ventos sopram com a intensidade moderada a forte. Por volta das 4h16, foi registrada forte ventania nas estações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) situadas no Forte de Copacabana (60,1 km/h), na Zona Sul, e Marambaia (52,2 km/h), na Zona Oeste. A máxima não passa dos 24ºC nesta terça-feira. À noite, esfria mais.

Transtornos no trânsito

Cariocas sofrem com lentidão no trânsito em vários pontos do Rio nesta manhã. Na Grajaú-Jacarepaguá, por volta das 8h23, o congestionamento ocorria em toda a pista sentido Zona Norte. Já na Avenida Lúcio Costa, Zona Oeste, a retenção começava na saída da Reserva, no Recreio, e seguia até a Barra, sentido Zona Sul.

Na Avenida Niemeyer, o cenário era o mesmo: lentidão ao longo da pista sentido Leblon. A faixa reversível operava normalmente. No Túnel Rebouças, a retenção ocorria no sentido Centro, a partir da Lagoa. Na Zona Norte, Avenida Pastor Martin Luther King Jr. registrava lentidão, no sentido Inhaúma, desde Irajá até o Engenho da Rainha.

Retenção ao longo da Grajaú-JacarepaguáSeguidor %40djclaudio2014

Rio em Estágio de Atenção

o Rio entrou em Estágio de Atenção já nos primeiros dez minutos desta terça, por conta da atuação de núcleos de chuva moderada a forte em toda a Região Metropolitana. Eles provocaram pancadas de chuva em diversos pontos, como na Zona Norte e no Centro.

Segundo nível numa escala de três, o Estágio de Atenção indica possibilidade de chuva moderada, ocasionalmente forte, nas próximas horas, como já ocorre em diveros pontos do Rio. Nestes casos, a prefeitura recomenda:

- Permaneça ou procure um local seguro. Evite áreas sujeitas a alagamentos e/ou deslizamentos;
- Verifique se há sinais de rachaduras em sua residência. Ao perceber trincas ou abalo na estrutura, acione a Defesa Civil pelo número 199 e evite ficar em casa;
- Moradores de áreas de risco precisam ficar atentos aos alertas sonoros. O acionamento das sirenes indica perigo de deslizamento. As pessoas devem se deslocar para os pontos de apoio estabelecidos pela Defesa Civil Municipal. Os locais são informados pelo número 199;
- Redobre atenção ao dirigir. Em caso de chuva, as pistas ficam escorregadias e podem conter bolsões d’água. Mantenha os faróis acesos;
- Em casos de ventos fortes e/ou chuvas com descargas elétricas, evite ficar próximo a árvores ou em áreas descampadas;
- Evite colocar o lixo nos pontos de coleta. A água da chuva pode levar o lixo a entupir bueiros e galerias;
- Fique atento às informações divulgadas pelos veículos de comunicação;
- Se necessário, use os telefones de emergência 193 (Corpo de Bombeiros), 199 (Defesa Civil) ou 1746 (Central de Atendimento da Prefeitura).

Últimas de Rio De Janeiro