Férias de meio de ano são uma ótima pedida curtir o interior do estado

Tempo de reunir a família, pegar a estrada com a criançada e aproveitar uma das várias regiões

Por O Dia

Rio - Enfim, as sonhadas férias de meio de ano. Tempo de reunir a família, pegar a estrada com a criançada e aproveitar uma das várias regiões do Estado do Rio. Afinal, há boa oferta de opções de lazer nas cidades do interior, com rede hoteleira que contempla variados orçamentos domésticos e que, com certeza, são capazes de agradar a todos — crianças, adolescentes e adultos.

Passeios a cavalo e caminhadas ecológicas%2C além de aventuras radicais%2C são algumas das atividades oferecidas por hotéis fazenda e resorts Divulgação

Uma opção para aproveitar o recesso escolar e que, por acaso, não fica muito distante da cidade do Rio é o Hotel Fazenda Chiminelli, em Cachoeiras de Macacu, com atividades para toda a família. Para os pequenos, arvorismo, tirolesa com 150 metros de queda, muro de escalada, passeios a cavalo ou em pôneis, carro de boi e minifazenda com diversos animais. Sempre com a supervisão de recreadores infantis, o hotel também oferece pequeno parque de diversão, seis piscinas, bolha aquática e lago de pesca. “Temos diversas atividades em que as crianças têm contato direto com a natureza, algo pouco comum no dia a dia delas”, destaca a proprietária Vânia Chiminelli.

Outra opção para as férias em família e também não muito distante do Rio é o Portobello Resort & Safári, que fica em Mangaratiba, tem extensa área verde e atividades ao ar livre para crianças, adolescentes e adultos, além de ficar à beira da praia. Entre as atrações de julho, festa julina e oficina circense com malabares, equilibrismo, palhaços e mágica. Também é possível participar de um safári nos cerca de 300 mil metros quadrados do hotel, que tem quase 500 animais da fauna brasileira, europeia e africana. Na segunda quinzena, aliás, o resort vai realizar Clínica de Futebol do Paris Saint-Germain Academy Brasil — será de 19 a 22 e de 26 a 29 de julho. Para participar, os pequenos hóspedes precisam adquirir o uniforme e ter entre 5 e 13 anos.

Férias é boa pedida para aproveitar o estado com a criançadaDivulgação

Em Rio Bonito, uma opção é o Hotel Fazenda Pedras Negras. O local conta com piscinas adulto e infantil, ducha natural, minizoológico e horta, além de realizar passeios a cavalos e de charretes, caminhadas ecológicas e outras atividades recreativas. “Em julho também vamos promover oficinas de cupcake e de fabricação de biscoitos para crianças e adultos”, adianta o assessor de reservas do hotel Fábio Pereira.

No Sul Fluminense, o Aldeia das Águas Park Resort, em Barra do Piraí, está com programação especial para as férias de julho. Além de festa caipira todos os sábados, os hóspedes mirins também vão poder participar de várias brincadeiras e gincanas — todas comandadas por recreadores no parque aquático. O resorte tem 17 piscinas — uma com ondas e outra com personagens da Turma da Mônica —, lago de pesca, toboáguas — um com quase 50 metros de altura — e parque radical com parede de escalada, tirolesa e arvorismo, entre outras atrações para quem gosta de adrenalina.

O Dia no EstadoDivulgação

Em Teresópolis, o Le Canton recentemente inaugurou o Canton Ville, área dedicada à criançada. Entre 14 e 29 de julho, o hotel receberá uma escola de circo e o inédito ‘Enigma Canton Ville’, brincadeira em que os pequenos precisam desvendar enigmas a partir de algumas pistas e curiosidades. Outra atração é o Parc Magique, que agora conta com um simulador de montanha russa com quatro percursos diferentes e cama elástica gigante com 120 metros quadrados, entre outras atrações. 

Reserva antecipada evita surpresas

Turistas que desejam curtir as férias de julho junto com a família em uma das regiões do Estado do Rio devem ficar atentos. Isso porque, para evitar surpresas, convém não deixar para fazer a reserva tão em cima da hora, uma vez que vão correr o risco de não conseguir vaga na rede hoteleira. Afinal, com o dólar e o euro nas alturas, muitos são aqueles que têm preferido o turismo doméstico.

“Nas férias há uma procura maior por hotéis-fazenda e resorts com programação especial para crianças. Quem quiser viajar é bom reservar logo, pois muitos deles já estão com os finais de semana cheios para o período”, ensinam as criadoras do grupo Arredores RJ, do Facebook. Criado pelas jornalistas Carol Rezende, Christine Lages e Raquel de Medeiros Monteiro, o grupo visa estimular as viagens dentro do Estado do Rio, com trocas de experiências e informações sobre lugares, hotéis e passeios .

Últimas de Rio De Janeiro