Rio - Pela primeira vez no Brasileiro de 2014, Botafogo, Flamengo e Fluminense venceram na mesma rodada. A 17ª jornada da competição, então, foi uma rodada carioca. A dupla Bota e Fla respira na briga para se distanciar da zona de rebaixamento. Já o Flu encosta no G-4.
A alegria carioca começou no sábado. No Maracanã, o Botafogo até sofreu por recuar em excesso, mas bateu a Chapecoense com um golaço de Ramírez. O Alvinegro se reabilitou no Brasileiro e pulou para 19 pontos, dois a mais do que o Criciúma, primeiro clube na zona da degola.
O Fluminense entrou em campo pressionado, neste domingo. A melhor maneira para afastar a crise, iniciada com eliminação na Copa do Brasil e com ápice no protesto da torcida, foi uma goleada. Sob a batuta de Fred, principal alvo da ira de torcedores na semana, o Tricolor atropelou o Sport no Maracanã. O Flu quebra uma sequência de três jogos sem vencer (duas derrotas e um empate) no Brasileiro e se aproxima do G-4. Está em quinto, com 29 pontos, a dois do Corinthians.
VEJA MAIS: Confira a tabela e classificação do Campeonato Brasileiro
O Flamengo embalou de vez e chegou à quarta vitória consecutiva. Eduardo da Silva, mais uma vez, saiu do banco e brilhou. Ao lado de Mugni, ele comandou o triunfo sobre o Criciúma, no Heriberto Hülse. A confusão está cada vez mais longe, precisamente cinco pontos da zona da degola.
O Cruzeiro não vacila na liderança do campeonato. A Raposa fez mais uma vítima e venceu o Goiás no Serra Dourada. O time agora tem 39 pontos e se mantém firme e forte como principal candidato ao título. A Raposa já garantiu o simbólico título do primeiro turno do Brasileiro. O Esmeraldino, por sua vez, amargou a quinta derrota consecutiva e vê o Z-4 se aproximar.
LEIA MAIS: Notícias, resultados e bastidores do Campeonato Brasileiro
Quem tenta mostrar força para desbancar o Cruzeiro é o São Paulo. O Tricolor levou a melhor no clássico paulista com o Santos, graças a Ganso e Alexandre Pato. Com a vitória, a quarta consecutiva, o São Paulo pulou para a vice-liderança do Brasileiro, a sete pontos da Raposa.
Na luta pelo G-4, Atlético-MG e Grêmio se aproximaram do pelotão de elite. No sábado, o Galo bateu um concorrente direto, o Internacional, graças ao atacante Diego Tardelli, recém-convocado por Dunga para a seleção brasileira. O Grêmio também contou com seu artilheiro para bater o Corinthians, domingo. Barcos fez dois gols e liderou o triunfo que aproxima o Tricolor dos times que buscam vaga para a Libertadores.
A rodada também foi agitada na luta contra a degola. Em confronto direto, o Palmeiras quebrou uma sequência de dez jogos sem vencer e bateu o Coritiba, sábado, no Pacaembu. Foi a primeira vitória do técnico Gareca no Brasileiro. A torcida alviverde ganhou um presente perto do centenário do clube, na terça-feira, e saiu da lanterna e da zona da degola. O Coxa, afundado na zona da degola, trocou de técnico: Marquinhos Santos substitui Celso Roth.
A lanterna agora é do Vitória. O Figueirense venceu o rival fora de casa e agora tem cinco jogos sem perder (quatro vitória e um empate). O clube de Santa Catarina se distancia da zona da degola. Já o Bahia arrancou um empate com o Atlético-PR fora de casa.