São Paulo - A Portuguesa foi o único clube paulista a sair de campo com vitória neste sábado pela Série D do Campeonato Brasileiro, que teve a disputa de sete jogos válidos pela sua quinta rodada. A Lusa superou o Bangu-RJ por 3 a 0, no Canindé, e se manteve viva na luta por vaga na próxima fase da competição. Ituano e Red Bull Brasil tropeçaram, mas ainda estão na briga. Outro paulista em ação no dia, o já eliminado Audax perdeu e segue sem pontuar. Também neste sábado, a Portuguesa-RJ juntou-se ao Rio Branco-AC e classificou-se antecipadamente para o estágio seguinte do torneio nacional.
Em sua melhor atuação na competição, a Portuguesa bateu o Bangu em São Paulo, onde rapidamente abriu boa vantagem no placar. Os dois primeiros gols foram marcados por Luizinho, aos sete, e Fernandinho, de cabeça, aos 14 minutos do primeiro tempo. E depois o 3 a 0 foi sacramentado com um gol de Luiz Thiago, aos 43 da etapa final.
O resultado colocou os paulistas na liderança do Grupo A13, com sete pontos. Supera o Bangu no saldo de gols: 2 a -1. Empatados com cinco pontos nesta mesma chave, Villa Nova e Desportiva-ES jogam neste domingo, em Nova Lima (MG), onde quem vencer irá assumir a ponta.
O Red Bull Brasil, mesmo derrotado neste sábado, depende apenas de si para avançar no Grupo A14. O time de Campinas perdeu para a Caldense por 2 a 0, em Poços de Caldas (MG), mas segue no segundo lugar, com sete pontos. Tem um ponto a menos que o Boavista-RJ e um a mais que a própria Caldense e o Espírito Santo-ES, que empatou com o time fluminense, em casa, por 1 a 1
Em outro duelo do dia, o Ituano perdeu chance de praticamente carimbar a vaga no Grupo A17 ao empatar sem gols com o PSTC-PR, em Itu. Com isso, ficou no segundo lugar, com oito pontos. Um a menos que o São José-RS e um acima do Metropolitano-SC, que superou os gaúchos, por 1 a 0, em Blumenau (SC). Os paranaenses estão fora da briga, com três pontos.
Eliminado com antecedência, o Audax voltou a perder. Desta vez, caiu diante da Portuguesa-RJ, por 2 a 1, no Rio de Janeiro. Melhor para os cariocas, que pularam para a ponta do Grupo A12, com 13 pontos, e garantiram a vaga. O time de Osasco está na lanterna, sem nenhum ponto. O Ceilândia-DF também aproximou-se da vaga no Grupo A10 ao bater o Sinop-MT por 3 a 0, em casa, e chegar aos dez pontos na liderança.
Com informações do Estadão Conteúdo