Jovens e adultos da Maré exibem seus curtas em sessão no CCBB

Evento só para convidados acontece nesta sexta-feira

Por O Dia

Rio - A linguagem audiovisual "aportou" na comunidade da Baixa do Sapateiro, na Maré, e conquistou jovens e adultos. A celebração dessa união será comemorada nesta sexta-feira, no CCBB, às 15h, com o encerramento de mais uma turma do projeto Cinemaneiro, que conta com o apoio do Instituto Invepar e da LAMSA, concessionária que administra a Linha Amarela. O evento, apenas para convidados, contará com a exibição de quatro curtas realizados pelos participantes do projeto. A banca de jurados irá votar em três categorias: melhor filme, melhor roteiro e melhor direção. O público presente será o júri popular. 

A próxima turma do Cinemaneiro DOC deve começar em novembroDivulgação


Os temas são variados. Em "O Forte", de André Luiz Silva, vemos passagem da vida de um rapaz que resolve estudar artes marciais após ter sofrido bulling ao longo da adolescência. "Assassinato em Broadcast" conta passagem na vida de um rapaz que mantém exagerado culto ao corpo. "Passe Livre", de Bruno Nasser, aponta para a mudança total no relacionamento de um casal, após o marido passar a receber seu próprio vale transporte.

A próxima turma do Cinemaneiro DOC deve começar em novembro. O curso será focado em documentário na temática ambiental. A proposta é levantar e discutir as principais questões socioambientais da região da Maré, tendo como foco responder à seguinte pergunta: "o que nós podemos fazer hoje para melhorar essa condição, com os recursos que já temos?". Podem participar jovens, a partir de 13 anos, e adultos. O curso é gratuito. Após as oficinas, que têm duração de 64 horas, é realizada uma sessão com os filmes produzidos.

Conheça o projeto Cinemaneiro

O Cinemaneiro é um projeto de formação e difusão gratuita de audiovisual. São apresentados para o público conhecimentos iniciais sobre linguagem audiovisual, ferramentas e processos de produção, roteiro, direção, edição, câmera e fotografia. As aulas são teóricas e práticas. O participante é convidado a desenvolver, a partir de uma ideia, um roteiro de audiovisual. A turma se divide em equipes ou departamentos para a execução do filme e, passo a passo, irão planejar, rodar e editar o filme de curta duração.

O projeto Cinemaneiro funciona no Espaço Criativo da Maré, que fica na Rua Nova Canaã 8, 3º andar, Baixa do Sapateiro, na Maré. Mais informações pelo telefone (21) 2221-2832 ou pelo e-mail talento@cinemaneiro.com.br.

Últimas de Diversão