Tamborim de Ouro inicia votação nesta sexta-feira pela internet

Prêmio mais cobiçado pelas personalidades do Carnaval carioca, troféu que foi criado há 20 anos pelo DIA é perseguido por veteranos e novatos

Por O Dia

Rio - Um prêmio que encanta tanto os veteranos de Avenida, quanto as personalidades mais novas do Carnaval carioca. Assim é o cobiçado Tamborim de Ouro, criado pelo DIA para exaltar os melhores do Carnaval carioca, e que este ano chega a sua 20ª edição, amparada pela instituição de um júri especializado. A votação começa hoje, a partir das 22h.

“É o prêmio que mais persigo, pois tem o sagrado respaldo do povão”, confessa Neguinho da Beija-Flor, o intérprete mais antigo da Marquês de Sapucaí, que já faturou oito tamborins no quesito Voz da Avenida, o primeiro deles em 2002.

Neguinho da Beija-Flor admite%3A ‘É o prêmio que mais persigo%2C pois tem o sagrado respaldo do povão’Maíra Coelho / Agência O Dia

Emerson Dias, intérprete oficial da Grande Rio, diz que um de seus sonhos é conquistar o Tamborim. “Coloquei isso como meta para minha carreira,pela importância e tradição que tem esse troféu. Espero que seja este ano”, diz o cantor.

Ao todo, 12 categorias estarão em disputa. O júri será composto pelo historiador e pesquisador Luiz Antônio Simas; o editor do site Carnavalesamba.rio, Aydano André Motta; o escritor Fábio Fabato; o editor do site Carnavalesco, Alberto João, e o jornalista Cadu Zugliani, do portal SRZD.

Para votar, de sexta-feira à noite até o dia 27, clique aqui. Os internautas poderão votar nos seguintes quesitos: Escola do Povo (melhor escola do Grupo Especial); na Musa da Sapucaí (melhor rainha de bateria); Samba do Ano (melhor samba enredo); Escola de Ouro (melhor escola da Série A) e Os Donos da Rua (melhor bloco).

Já o júri elegerá a Voz da Avenida (melhor intérprete); Bateria Show (melhor bateria); Enredo Maravilha (melhor enredo); Alegorias e Adereços (melhor fantasia); Casal Nota 10 (melhor mestre sala e porta bandeira); Comissão Sensação (melhor comissão de frente); e Baianas (melhor ala das baianas).

A entrega dos prêmios será após o Carnaval. O Tamborim de Ouro foi criado, inicialmente em parceria com a rádio FM O Dia, para propiciar interação mais estreita entre o público e o mundo do samba. Mas sem a intenção de concorrer com o julgamento oficial, feito pelos jurados da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa).