Invicto na temporada, Vasco dá início ao principal desafio no ano

Gigante da Colina faz a estreia pela Série B contra o Sampaio

Por O Dia

Maranhão - Campeão carioca, invicto há 26 partidas e em lua de mel com a torcida, o Vasco inicia a busca pelo principal objetivo em 2016, o retorno à Primeira Divisão, mais confiante do que nas outras vezes que disputou a Série B do Brasileiro. Embalado, com os pés no chão e calejado com experiências passadas, o Cruzmaltino estreia contra o Sampaio Corrêa, fora de casa, sabendo o que fazer para não ter sustos.

Se em 2009 o Vasco atropelou os rivais, campeão com 22 vitórias, dez empates e seis derrotas e voltou à Série A com quatro rodadas de antecedência, em 2014 foi com sofrimento e muitas vaias da torcida: só garantiu o retorno na penúltima rodada e ficou em terceiro lugar, com 16 triunfos, 15 empates e sete derrotas.

Nenê é uma das armas do Vasco para o acessoPaulo Fernandes / Vasco.com.br / Divulgação

Em comum, as duas campanhas tiveram times montados para a disputa da Série B e elenco reformulado. Completamente o oposto do Vasco atual, com uma base mantida — dos titulares, só Marcelo Mattos não estava em 2015 — e jogadores experientes. Como resultado, o clube foi campeão carioca e chega com força e grande confiança.

“Claro que temos a obrigação de subir, mas sabemos que não vai ser fácil. Tem que trabalhar muito a parte física e ser protagonista nos jogos para não ter sustos, como já aconteceu com o Vasco”, afirmou Jorginho.

Para a estreia, Jorginho não vai contar com Luan, que ainda sente dores musculares. Já Martín Silva treinou com os reservas — os titulares não foram a campo para evitar desgaste — e jogará. Depois, o goleiro sairá do time, podendo perder até 11 jogos, pois foi convocado pelo Uruguai para a Copa América e se apresentará segunda.